BNews Pet

Gatos sempre caem de pé? Descubra mitos e verdades sobre esses pets

Reprodução/Pixabay
Especialistas comentam sobre mitos e verdades relacionados aos felinos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 02/09/2022, às 10h25   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A preferência por gatinhos tem aumentado entre as famílias brasileiras. Esse felino é cercado por diversos mitos que o BNews eclarece após entrevistar a médica-veterinária Paloma Coutinho. Confira mitos e verdades sobre esse pet cheio de personalidade.

1 - Gatos têm sete vidas? 

Mito. Muito já se ouviu sobre as inúmeras vidas de um felino, mas isso não passa de uma lenda conhecida em muitas culturas, que foi passada de geração em geração. 

"Acredita-se que a lenda tenha surgido na Idade Média, quando os gatos eram associados às bruxas. Também no Antigo Egito, os felinos eram tidos como animais sagrados e idolatrados por toda a nação, mas em vez de sete vidas, diziam-se que eles tinham nove", comentou Paloma.

A médica-veterinária ainda comentou: "Além disso, as habilidades e a agilidade felinos é algo realmente surpreendente, e é por causa disso que muita gente diz que o gato tem 7 vidas - afinal, eles realmente são bastante resistentes e conseguem sobreviver a situações que a gente nem imagina".

2 - A cor da pelagem do gato está relacionada com a inteligência do animal? 

Mito. Porém, Paloma explicou que alguns estudos realizados noa EUA apontaram que 50% das pessoas entrevistadas acreditam que a cor de um gato determina em parte seu comportamento e sua inteligência. Apesar disso, as pesquisas não apresentam uma resposta definitiva sobre se certos traços de personalidade e/ou características estão associados a cores específicas da pelagem, pois esses são baseados na experiência de cada tutor, ou seja, em percepções humanas.

3 - Gatos laranjas são mais amorosos? 

Não há uma resposta comprovada, porém, de acordo com a médica-veterinária, esses gatos têm a fama de serem extremamente carismáticos. Ela disse que eles "recepcionam muito bem uma visita, e miam em busca de afeto". Além disso, eles "adoram se esfregar no tutor e receber carinho. É conhecido por serem os felinos mais simpáticos com todos entre todas as cores de gatos".

4 - Todos os gatos brancos de olhos azuis são surdos?

Mito. Os gatos totalmente brancos com os olhos azuis têm 80% de chance de serem surdos. "Eles possuem o gene W/w, que são dominantes entre os outros genes. Este gene está correlacionado à surdez e afeta as células do sistema nervoso central do embrião", explicou Paloma.

E ainda acrescentou: "Quando os gatos apresentam somente um olho azul e o outro de outra cor, a porcentagem de surdez cai para 40%. Sendo assim, o ouvido comprometido, muitas vezes, é o ouvido localizado do mesmo lado em que o olho é azul".

5 - Castração afeta o metabolismo do gato? 
Verdade. Os gatinhos castrados têm maior tendência ao sedentarismo e estão mais propensos a apresentarem cálculos urinários e excesso de peso, segundo Paloma. "Por isso, a alimentação do pet precisa ser balanceada e controlada corretamente junto com a hidratação do felino", ressaltou. 

6 - Gatos sempre caem de pé?

Mito. Os gatos têm altas habilidades e até conseguem virar o corpo rapidamente durante uma queda, porém, eles precisam de uma altura mínima de, pelo menos, 30 centímetros para realizar tal feito. "Eles têm um apurado senso de equilíbrio, que lhes permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo para cair sobre as quatro patas", disse Paloma.

A fama dos gatinhos de cair em pé está relacionado ao seu apurado sistema vestibular – um conjunto de órgãos do ouvido interno que cuida do equilíbrio. "Quando o animal está em uma posição desconfortável, ele cria um alerta enviado para o cérebro que somado aos sinais visuais do animal, acionam a musculatura do animal, que, instintivamente, corrige sua postura ao cair: primeiro, ele vira a cabeça. Depois, o corpo todo numa fração de segundo", disse a veterinária.

Apesar disso, os gatos podem não sair ilesos de uma queda. Por isso, é improtante supervisionar seu pet e manter as janelas teladas.

7 - Gatos com três cores são sempre fêmeas? 

Parcialmente verdade. A médica-veterinária explicou que isso acontece com 99% dos casos, porém há uma maneira de um pet tricolor ser macho. 

"O gene que determina se um gato vai ser preto ou laranja está no cromossomo X. Sendo assim, somente as fêmeas poderiam apresentar as duas cores juntas, pois possuem cromossomos sexuais XX e os machos XY", começou.

Porém, há uma anomalia cromossômica que faz um gato macho apresentar três cores. "Uma anomalia como a que ocorre na síndrome de Klinefelter, em humanos, onde ele apresenta um cromossomo X a mais. Essa condição é rara e, nesse caso, os animais são estéreis, possuem menor desenvolvimento corporal, são criptorquidas e/ou possuem volume testicular pequeno", pontuou.

8 - O bigode do gato tem a ver com seu equilíbrio?
Verdade. Apesar de ter mais a ver com a função sensorial, o bigode também auxilia no equilíbrio. De acordo com Paloma, "o bigode dos gatinhos nunca deve ser cortado ou aparado".

O bigode dar ao gato uma ideia de seu próprio tamanho, as vibrissas também ajudam no equilíbrio, permitindo que ele ande, salte e faça outras atividades cotidianas com segurança. 

Porém, não só o bigode é importante nessa questão. As caudas dos gatos também são de suma importância para o equilíbrio do pet. "A cauda serve como um leve para posicioná-lo na hora de cair", relembrou o médico-veterinário Fernando Oliveira. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp