BNews Pet

Hora do checkup: Quais exames meu animal de estimação precisa fazer?

Divulgação/Pixabay
Médica explica sobre necessidade de fazer exames para acompanhar os pets  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Pixabay

Publicado em 08/12/2023, às 06h00 - Atualizado às 08h00   Cadastrado/ Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

O bem-estar do pet é influenciado por uma complexa interação de diversos fatores específicos, que vão desde o cuidado dos tutores até o investimento em saúde, que incluem a prevenção e realização de exames de rotina. Saber como identificar os sinais em seu pet ou indícios de possíveis doenças é crucial no processo de diagnóstico e cura.

Ao BNews Pet, a médica-veterinária Jéssica Soares explicou que a prevenção de doenças faz parte de uma junção entre o conhecimento dos tutores e os exames de rotina indicados pelos especialistas.

"A prevenção hoje é o melhor caminho. Da mesma forma que nós realizamos exames periódicos, manter essa prática com os nossos pets é fundamental para saber como anda a saúde deles. E o mais importante, identificar as doenças no início, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, principalmente os mais graves, que os colocam em risco de vida", disse Jéssica.

Apesar da importância do olhar e do conhecimento dos tutores, o acompanhamento do pet, mesmo que ele esteja saudável, não deve ser descartado. "De forma geral, em pacientes sadios, os check-ups devem ser realizados uma vez ao ano. Esse tempo vai variar de acordo com a idade do paciente ou alguma doença crônica da qual seu bichinho pode ser portador. Para esses pacientes, os exames devem ser realizados a cada seis, quatro ou dois meses ou de acordo com a indicação do médico-veterinário responsável pelo pet", explicou a médica.

Ainda segundo a especialista, as consultas para avaliação devem ser realizadas desde os primeiros meses dos animais para que os donos estejam cientes da alimentação adequada e, principalmente, de medicações que possam ser utilizadas ao longo da vida.

Jéssica destacou também a importância do cuidado inicial com os pets: 'A prevenção inicia desde filhote, na primeira consulta. Atualmente, na minha rotina clínica, faço a consulta pediátrica. Na qual explico ao tutor sobre todos os cuidados que deve ter com seu cão ou gato. Desde alimentação, frequência dos banhos, uso de endoparasitas e ectoparasitas, principais doenças que podem acometer seu cão ou seu gato e estabelecer o protocolo vacinal. Todos esses cuidados fazem parte da medicina preventiva", disse.

Anotou as dicas? Nada de deixar a saúde e o bem estar do seu bichinho de lado, hein?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp