BNews Pet

Justiça determina guarda compartilhada de cães após divórcio de casal; caso é histórico

Reprodução/Pixabay
Casal aceita guarda compartilhada de cães após desfazerem casamento de 15 anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 19/10/2022, às 12h21   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça da Argentina decidiu que os tutores de dois cães deverão ter guarda compartilhada dos pets. O casal havia se divorciado, mas nenhum dos dois quis abrir mão do convivío com os animais. O caso é inovador, pois nunca havia tido no país uma decisão que se assemelhasse às regras estabelecidas para os filhos de pais separados.

A vara de família do tribunal de San Isidro, município ao norte de Buenos Aires, entendeu que a cadela chamada Kiara, de nove anos, e seu irmão canino, apelidado de Popeye, de seis anos, deverão frequentar os dois lares: o do seu tutor, Emmanuel Medina, de 42 anos, e da sua tutora, Amorina Abascoy, de 47.

Enquanto Emanuel ficou com Kiara, Amorina ficou com Popeye, porém, os dois deverão trocar de casa de vez ou outra. Além disso, já é normal ver os quatros juntos em uma praia da localidade, onde eles se reúnem. "Não há problemas que nós quatro nos encontremos, apesar de estarmos separados", disse Abascoy ao canal de notícias A24.

O casal esteve junto por 15 anos e não teve filhos. Agora, após o divórcio, eles resolveram fazer tudo da melhor forma para os cães. O advogados dos dois, Brian Knobel, comentou com a imprensa local que Emanuel e Amorina acrediram que os cães devem ser considerados "pessoas não humanas com sentimentos".

A decisão judicial cria jurisprudência, pois ainda não havia tido determinação legal que orientasse as "famílias multiespécies", que são formadas por humanos e animais.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp