BNews Pet

Projeto prevê guarda compartilhada e pensão para pets após divórcio

Foto Ilustrativa/Pixabay
Animais de estimação poderão ser alvos de guarda compartilhada e pensão  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 10/03/2022, às 18h03   Redação BNews



Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê agir com os animais de estimação da mesma forma que age com filhos menor de idade após o divórcio dos pais. Isso quer dizer que o projeto de Lei 4375/21 visa colocar os pets como alvos de guarda compartilhada e até mesmo pensão. O projeto é de autoria do deputado Chiquinho Brazão (Avante). 

O projeto antigiria qualquer animal de estimação, não apenas cães e gatos. 

Dessa forma, caso haja o divórcio, separação ou extinção de união estável, o casal deverá fazer um acordo sobre a guarda dos filhos menores de idade ou incapazes e também sobre os pets. Para o deputado, o projeto nasce por causa do comportamento humano, que trata seus animais como se fossem membros da família. 

Leia Mais:

Após divórcio, ex-marido é condenado a pagar auxílio a cinco cães e um gato
Justiça determina indenização de R$ 10 mil para tutora de cachorros atacados por rottweiler
Animais de estimação passam a ser considerados membros da família na Espanha

"As pessoas tratam seus animais de estimação como um membro da família, quase como um filho, pelo amor e o carinho que é construído dentro dessa relação ao longo do tempo entre a pessoa humana e o animal de estimação. O que pretendemos com esta propositura, é acompanhar o pensamento da sociedade", justificou. 

Para o deputado, o projeto de lei vai facilitar o processo de separação. "Quando se trata da separação conjugal na sociedade, surge também a discussão sobre de quem é o direito de ficar com a guarda do animal de estimação, e o número crescente de separações e divórcios têm potencializado essa questão", explicou ele. 

O projeto está tramitando em caráter conclusivo, ou seja, não vai precisar ser submetido ao Plenário, passando apenas por análise nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e Cidadania. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp