BNews Pet

Meu cachorro destrói tudo: Aprenda a lidar com o comportamento do seu pet

Melanie por Pixabay
Bnews - Divulgação Melanie por Pixabay

Publicado em 13/10/2022, às 09h08 - Atualizado às 09h09   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ele revira a casa toda. Rói os móveis, acaba com os sapatos, puxa as roupas e lençóis no varal. Nada fica inteiro por onde seu cachorro passa, principalmente, se ele fica muito tempo sozinha em casa. 

Segundo especialistas, o comportamento destrutivo do animal também pode ser estimulado pela falta de atividades físicas e intelectuais dos cachorros. Um artigo publicado pelo Cães Online aponta que um doguinho, quando passa boa parte do tempo sozinho, enquanto os tutores estão no trabalho, nos estudos ou nas atividades de lazer, precisa arranjar alguma coisa divertida para fazer. Se não, é bem provável que o pet revire a casa ou desenvolva algum distúrbio, sofrendo até mesmo ansiedade e solidão.

A solução, neste caso, é providenciar algumas distrações que ocupem a atenção do peludo enquanto ele está sozinho. Confira as dicas apontadas pelo artigo do site.

Brinquedos – os cachorros gostam de explorar e adoram novidades. Não é necessário, no entanto, comprar dúzias de objetos: basta adquirir algumas bolinhas, chocalhos, pelúcias, etc. e fazer um revezamento. Depois de uma semana sem ser visto, o brinquedo passa a ser uma atração “inédita”.

Petiscos ocultos – os tutores podem rechear uma garrafinha pet com ração, biscoitos, etc. Os cachorros terão de encontrar uma forma de abri-la, para conquistar o prêmio. Em pet shops, é possível encontrar diversos brinquedos inteligentes, que exercem a mesma função.

• Janelas abertas – os cachorros são guardiães naturais e estão sempre atentos ao que ocorre à sua volta. Manter uma janela semiaberta, em que eles possam conferir o movimento, ocupa a atenção e impede o desenvolvimento de hábitos destrutivos. A vista pode descortinar o vaivém de carros e pedestres, ou apenas o voo de pombas e borboletas.

Cheiros familiares – para que o cachorro não se sinta sozinho, é possível deixar uma peça de roupa do tutor em um ambiente ou sobre um móvel a que ele tenha acesso. Os odores são imperceptíveis para os humanos, mas facilmente notados pelos cães. Com um “cheirinho familiar”, o peludo se sente seguro e confortado.

Passeios e brincadeiras – independentemente da agenda lotada e da correria do dia a dia, todos os tutores precisam reservar um tempo para passear e brincar com os peludos. As caminhadas devem ser diárias, divertidas e estimulantes. As brincadeiras variam de acordo com o pique de cada peludo.

Importante lembrar: a destruição causada pelo animal é um sinal que a rotina está muito desagradável. Sozinho, às vezes isolado em um canto da casa, ele se sente entediado e passa a procurar uma atividade que preencha o tempo ocioso. Ao observar o comportamento indesejado, os tutores devem imediatamente procurar as causas.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp