BNews Pet

Não sabe como adaptar o animal de estimação ao novo lar? Confira dicas

Reprodução
Zootecnista explica como os brinquedos podem ajudar a estimular a interatividade e a independência dos pets  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/05/2022, às 08h21   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Pensou em ter um animalzinho de estimação, mas não sabe como ambientar o bichinho no novo lar? Uma boa alternativa é fazer o enriquecimento do ambiente para melhorar a saúde física e emocional do pet. A ideia é tornar o lar aconchegante e evitar o surgimento de sentimentos de solidão, ansiedade ou depressão nos bichinhos pela mudança de casa.

De acordo com o site NSC Total, oferecer-lhe brinquedos interativos, trará diversos benefícios para a convivência dele com a nova família. Para que desmistificar esse primeiro momento, a zootecnista Regina Herculano Pinto, listou algumas dicas para que a chegada do novo membro da família seja da maneira mais agradável possível. Confira!

1. Por que comprar brinquedos para a adaptação do animal de estimação?

Os brinquedos para pet estimulam a interatividade, adaptação, independência e podem ser utilizados para adestramento e recreação. Além disso, existem outros aspectos a serem considerados na escolha do brinquedo específico para cães e gatos, como: o tamanho do animal para não oferecer um brinquedo grande ou pequeno demais.

2. Quais motivos levam os pets a criarem vínculos com os brinquedos?

As pelúcias são a preferência dos animais que passaram por alguma situação de separação para se sentirem aconchegados e seguros. Já outros, preferem brinquedos onde possam esconder petiscos, sendo assim, motivados pelo instinto de buscar o próprio alimento, tornando a brincadeira muito mais atrativa. 

Leia mais:

Pet Friendly: Cãolunista explica os benefícios de ter pets no ambiente de trabalho

Inclusão: cachorródromo promove evento para cães cadeirantes

Músico toca canção de ninar para gatinho de rua em estação de metrô; assista

Isso se deve ao instinto de caça herdado de seus antecessores (os lobos), que costumam caçar para se alimentar. “O apito presente na maior parte dos brinquedos simula para estes animais, com instinto de caça predominante, o barulho das presas”, ressalta Regina Herculano Pinto.

​​3. Por que comprar brinquedo com aromaterapia para cães?

A aromaterapia também é uma boa opção para cães e foi desenvolvida com base no tratamento natural utilizado em humanos. A fórmula utiliza o óleo essencial de lavanda cuja finalidade é acalmar e confortar e segue padrões particulares a finalidade que se destina.

“A priori o pet é atraído pela pelúcia e apito e à medida que o cachorro manuseia a pelúcia o óleo essencial será liberado, agindo diretamente no sistema nervoso do animal. Logo, ele passa a vincular a sensação de bem-estar e conforto ao brinquedo, por isso é criado o vínculo entre o animal e as pelúcias”, explica Regina Herculano Pinto.

4. Por que comprar pelúcia com catnip para gatos?

Para quem não conhece a catnip, também comercializada como “erva para gato”, se trata realmente de uma erva com substâncias alucinógenas quando inalada que não traz nenhuma categoria de dependência para os felinos. O efeito causado pelo catnip nos gatos é completamente diferente de um animal para o outro.

5. observe o vínculo com os brinquedos

Herculano Pinto salienta que é preciso estar atento à relação que o pet tem com os brinquedos para que não estimule a agressividade nos pets. “Caso o animal apresente essa categoria de comportamento, exige-se aí que se identifique o motivo pelo qual o cachorro age dessa forma para que o tutor possa ajudá-lo a superar esse quadro comportamental que não traz nada de benéfico aos nossos animaizinhos”, afirma.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp