BNews Pet

Perereca vista pela última vez há mais de 50 anos é redescoberta por pesquisadores

Ana Claudia Rocha Braga/Arquivo pessoal
A perereca da espécie Phrynomedusa appendiculata foi encontrada em uma lagoa no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema  |   Bnews - Divulgação Ana Claudia Rocha Braga/Arquivo pessoal

Publicado em 24/01/2022, às 08h16   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Uma espécie de perereca laranja e verde-limão, que tinha sido vista pela última vez em 1970, foi identificada por um grupo de pesquisadores em Capão Bonito, São Paulo. A perereca da espécie Phrynomedusa appendiculata foi encontrada em uma lagoa no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (Penap).

Ao G1, o biólogo Alexandre Camargo Martensen explicou que perereca foi localizada durante o desenvolvimento de um projeto em 2011. O objetivo do projeto era subsidiar a criação do parque, que na época ainda não era uma unidade de conservação ambiental. Alexandre e outros pesquisadores passaram dias acampados na floresta, levantando a fauna e a flora, os atrativos turísticos e as questões fundiárias na região.

Mesmo sendo localizada durante o desenvolvimento do projeto, em 2011, foi somente em 2022, na semana passada, que os pesquisadores publicaram um artigo que comprova que a espécie achada no interior de São Paulo é a que tinha sido vista pela última vez em 1970.

Leia também:

Conheça locais pet friendly para passear com o seu animal de estimação em Salvador

Homem é encontrado morto em casa cercado por mais de 100 cobras

Os pesquisadores coletaram uma das pererecas para análise genética e, atualmente, o corpo dela está no Museu de Zoologia da USP. Depois de uma intensa apuração, o grupo comprovou que havia encontrado indivíduos da espécie Phrynomedusa appendiculata.

“Anotamos todas as medidas, descrevemos o ambiente, o padrão do canto, tudo para provar que o bicho era o bicho mesmo e que a gente encontrou ele aqui”, conta Alexandre.

De acordo com o pesquisador, antes da publicação do artigo, a espécie era considerada possivelmente extinta, já que não era vista há mais de cinco décadas. Em Capão Bonito, o grupo encontrou cerca de 15 pererecas em atividade reprodutiva.

Atualmente, o Penap é aberto ao público para visitação, mas é necessário fazer reserva.

Leia Mais:

Cadela abandona em jaula agradece policiais com um sorriso ao ser resgatada
Homem comove as redes com foto do irmão triste ao ver cachorro morto envenenado
Menina sobrevive a temperatura de -11º C após dormir abraçada com cachorro de rua

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp