BNews Pet

Psitacídeos: Saiba os benefícios de ter aves como pets e quais cuidados se deve ter com elas

Divulgação
Aves psitacídeos são boas opções para quem quer pets inteligentes e divertidas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/05/2022, às 09h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os psitacídeos (Psittacidae) são um grupo de aves muito inteligentes e engraçadas que podem ser uma boa companhia para os humanos. Nesse grupo estão as araras, papagaios, cacatuas, periquitos australianos, periquitos verdes, calopsitas, maritacas, marianinhas, ring neck, jandaias, entre outros. Essas aves têm um cérebro muito desenvolvido e uma expectativa de vida de 20 a 80 anos, dependendo da espécie. 

Embora essas aves não sejam pets tão populares como cães e gatos, elas também podem ser domesticadas e trazer muita leveza aos dias dos seus tutores. A capacidade de imitar com facilidade diversos tipos de som, inclusive palavras, é um diferencial entre esses animais. O Brasil é o país onde vive grande parte desta família. Além da inteligência notável, as aves também são muito bonitas, apresentando uma grande variedade de cores e tamanhos. 

Leia Mais:

Pássaro surpreende ao aparecer cantando música tema do filme Harry Potter; assista
Papagaio faz escândalo quando tutora chega em casa e diverte web; assista
Sozinho, papagaio reproduz falas de tutora e imagens divertem web; assista

Cuidados 

Segundo a médica-veterinária e CEO da Clínica Dr. Zoo & Cia, com especialidade em animais silvestres e exóticos, Renata Del Bianco, para criar esses animais, deve-se levar em conta as instalações que ele será mantido e também sua alimentação, que deve ser balanceada contando com ingredientes com níveis nutricionais que atendem as necessidades de acordo com o crescimento e ao longo da vida do animal. Quando solto na natureza, os psitacídeos se alimentam de uma grande variedade de frutas, sementes e folhas de diversas árvores assim, portanto, fornecer apenas sementes para o animal não garante a sua saúde.

A especilista ainda apontou algumas frutas e vegetais indicados para esse tipo de pet. "Folhas verde escuras de vegetais, como as de couve, brócolis, manjericão, hortelã e os próprios vegetais, como abobrinha, chuchu, beterraba, pepino e quiabo são exemplos de alguns dos alimentos naturais para oferecer aos psitacídeos", disse.

"As frutas nem sempre são apreciadas pelos psitacídeos mas, dentre as indicadas estão: maçã e pera, sem sementes, mamão com semente, melão, melancia, banana, coco, manga e morangos, apenas os orgânicos", acrescentou.

Além disso, é usado para essas aves as chamadas "farinhadas" para complementar a alimentação desses animais. As farinhadas é um alimento a base de ovo, com proteína animal e vegetal, minerais, vitaminas e oligo-elementos, que garante as necessidades diárias, crescimento e uma excelente condição geral dos pássaros.

Psitacídeos: Saiba os benefícios de ter aves como pets e quais cuidados se deve ter com elas

Alimentão que não devem ser oferecidos.

Não deve ser ofertado para os psitacídeos sementes de maçã, pêssego, abacate, alface, cogumelo, soja, chocolate, cafeína, leite, amendoim, álcool, alho, cebola, amendoim, biscoito, arroz, feijão, entre outros.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp