BNews Pet

‘Quase careca’: Saiba como amenizar a queda de pelos caninos durante o outono

Arquivo Pessoal
Cãolunista dá dicas de como reduzir a queda de pelos no outono  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 08/04/2022, às 06h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Entramos no outono, meus fãs, e eu já recebi algumas queixas de aumigos que andam perdendo muitos pelos durante essa estação do ano. Você sabe o por quê? Não? Fique tranquilo, porque eu, Oreo, vou explicar tudindo aqui. Para adiantar, algumas raças perdem MUIIITOOOOS pelos na entrada do outono, deixando o chão da casa um verdadeiro salão de beleza após vários cortes de cabelo.

Você também percebe que, por mais que passe a vassoura na casa ou o aspirador, aqueles pelos acumulados  nos cantos da sala, cozinha e quarto parecem não ter fim?? Fique atento, pois seu amigo de quatro patas pode, de fato, ter desenvolvido uma doença que reflita negativamente na saúde da pele e do pelo, como parasitas e até mesmo diabetes. Mas, não precisa se desesperar, tutor. Esse monte de pelo pode ser apenas culpa do outono (UFAA!).

Veja abaixo algumas dicas para reduzir esse ‘problema’:

  • Mantenha a tosa de seu pet em dia: A dica é deixar a pelagem baixinha, o que, é claro, não vai impedir que os pelos se soltem, mas, pelo menos, os fios estarão mais curtos. Outra coisa é que as falhas na pele do animal também vão diminuir;

  • Escove sempre seu aumigo: Para quem não quer tosar, uma alternativa para se livrar um pouco dos pelos é escovar seu pet duas ou três vezes ao dia. Não é fácil, mas ajuda bastante, porque o pelo que ficaria voando pela casa ficará na escova;

  • Dê banho em seu amigo de quatro patas: O banho ajuda na mesma medida que a escova, já que os pelos que deveriam cair pela casa ficam no banho. Mas, cuidado para não entupir o ralo, hein?! Sim, isso acontece. Quem costuma dar banho em animais grandes em chuveiro sabe o tamanho do chumaço que é removido do ralo após a farra molhada.

    [Colocar ALT]

É importante esclarecer, humanos, que os cachorros trocam de pelo duas vezes por ano, geralmente, na primavera e no outono. Como no Brasil as estações não são bem definidas, vocês, tutores, podem sofrer com a queda de pelo ao longo do ano, apesar de nessas estações a troca ser mais acentuada.

Na primavera, os animais se livram do subpelo adquirido no outono que era mais denso e grosso, já que serviam para aquecer. Nessa estação, os pelos densos e grossos dão lugar àqueles mais leves e curtos, próprios para dias mais quentes.

Leia também

Algumas raças tendem, no entanto, a perder mais pelos que outras. São elas: Collies, Lhasa Apso, Border Collies (OLHA EUUUU), Maltês. Já Poodles, Dachshunds, Bulldogs e Pinchers sofrem menos com a queda da pelagem.

Cuide, escove os pelos, dê banho e hidrate sempre seu pet, independente de ele deixar a sua casa um mar de pelos. Lembre-se: nós, cachorros, amamos vocês humanos e estaremos sempre dispostos a lhes servir. Retribua!! Hoje eu fico por aqui, mas volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo dos cães. Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp