BNews Pet

Seu cachorro não gosta do seu abraço; confira a explicação de um especialista

Pixabay
Pesquisa de especialista aponta que abraço em cachorro bloqueia instinto de fuga  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 30/12/2021, às 17h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O especialista em comportamento canino e professor de psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica, Stanley Coren, observou 250 fotos de cães sendo abraçados e concluiu que o ato gera estresse no animal.

Coren pontuou que, nas imagens analisadas, os ouvidos dos pets foram esmagados ou pressionados para trás, ou mostraram a parte branca dos olhos. Ele mencionou ainda que lamber ou bocejar excessivamente são sinais de que eles não estão se divertindo.

Leia Mais:

Cachorro para criança? Confira mitos e verdades sobre essa relação
Fogos: Animais podem ouvir até 50 vezes mais que humanos, diz veterinário
Tem piscina em casa? Confira todos os cuidados necessários para se divertir com o seu pet

Pesquisa

A pesquisa de Coren aponta que 81,6% dos animais mostraram elo menos algum desconforto, quando apenas 7,6% mostraram um cão quieto e confortável com a situação. 10,8% não puderam ser definidos.

Em artigo Psychology Today, Coren explicou: “Os cães são tecnicamente animais bregas, um termo que indica que eles são projetados para funcionar rapidamente. Isso implica que, em tempos de estresse ou ameaça, a primeira linha de defesa que um cão usa não são seus dentes, mas sua capacidade de fugir. Se o cachorro já tentou se livrar de um abraço, agora ele sabe por quê”.

Coren alerta que não é uma boa ideia impedir que seu cão escape. Ele disse: “Os comportamentos acreditam que privar um cão desse curso de ação imobilizando-o com um abraço pode aumentar seu nível de estresse e, se a ansiedade do cão se tornar significativamente intensa, ele pode morder”.

O especialista, então, aconselhou: “Vamos manter os abraços para os membros da sua família de duas patas. Se você quiser mostrar ao seu melhor amigo o quanto o ama, continue com métodos mais amigáveis para cães, uma carícia, uma palavra gentil e talvez um deleite”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp