BNews Pet

Seu cachorro te encara? Saiba os motivos que levam seu doguinho a fazer isso

Reprodução
É fundamental que os tutores reconheça o olhar para identificar a mensagem que o pet quer passar  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 03/05/2022, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das formas de comunicação entre os cães e os tutores é através do olhar. Muitas vezes, os cachorrinhos encaram seus donos parecendo querer dizer ou pedir algo. Mas, você sabe o que isso significa?

De acordo com o site 20 minutos, esse comportamento pode ter uma série de razões. “Os cães podem olhar por vários motivos, desde querer algo como comida, carinho ou até mesmo ser levado para passear ou brincar”, diz o especialista em comportamento canino e treinador, Adem Fehmi.

Para o treinador, os olhares fixos dos cachorros estão divididos em duas categorias: o olhar de saudade e o olhar de advertência ; um indicando que seu animal de estimação quer algo e o outro que ele precisa ser deixado sozinho.

Leia mais:

STJ julga pagamento de pensão para cachorros após separação de casal

Médica-veterinária salva cachorro de eutanásia e história emociona internet; veja vídeo

Garotinho grava vídeo após gato morrer envenenado e emociona a web

Olhar de saudade

Esse é o tipo de olhar que você recebe quando está saboreando uma refeição deliciosa e seu animal de estimação quer uma mordida, ou quando ele está muito ansioso para passear.

"Nesse cenário, eles geralmente estão fisicamente próximos do humano para quem estão instigando afeto, comida ou brincadeira e têm um olhar de saudade e um olhar que é familiar para seus cuidadores primários. Sua cauda também pode estar abanando e alguns podem também se comunicam vocalmente", diz Fehmi.

Olhar de aviso

“Os cães também podem olhar como uma forma de avisar que você não deve se aproximar deles ou como uma forma de comunicar que eles estão ansiosos ou com medo, caso em que você deve ficar longe deles ”, explicou Adam Fehmi.

"Nesses contextos, o olhar pode estar direto para a frente, ou às vezes o olhar pode vir de um ângulo lateral. Muitas vezes pode ser acompanhado por uma linguagem corporal mais tensa e o branco dos olhos pode ser visível , o que chamamos de 'olho de baleia' , conclui.

Para o especialista em comportamento animal, é importante para quem interage com um cão ler sua linguagem corporal antes de avançar e tentar tocá-lo, "especialmente se o cão é desconhecido para a pessoa ou talvez tenha mostrado sinais de alerta antes de não querer ser abordado ou tocado". 

“Enquanto muitos olhares podem ser instigadores de afeto, um olhar no contexto errado que não é atendido pode perigosamente se transformar em uma resposta mais agressiva ”, conclui.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp