BNews Pet

Direto de Ilhéus: “Situação dramática”, diz superintendente da Sudec sobre abrigos de animais no sul da Bahia

Divulgação/Defesa Civil-BA
Diretor da Sudec afirma que fase de resgate diminuiu no sul do Estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Defesa Civil-BA

Publicado em 29/12/2021, às 18h47   Lara Curcino* e Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo com a trégua das fortes chuvas no sul da Bahia, o trabalho ainda continua na região e está longe de ter fim. O coronel Carlos Miguel, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), explicou nesta quarta-feira (29) que diversas missões estão sendo realizadas em prol dos animais necessitados do local.

Ao BNews, o coronel contou que muitos animais já foram resgatados e agora o foco está sendo em ajudar os abrigos que ficaram devastados por causa das enchentes. O superintendente ainda exaltou a atuação do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), que, segundo ele, vem trabalhando de forma “fantástica” no cuidado desses bichos.

“A gente está contribuindo de todas as formas para ajudar. Aqui é uma ajuda mútua, todos ajudam todo mundo e, dentro dos seus órgãos, cumprem com suas missões, trazendo resultado, que é o mais importante”, pontuou Carlos Miguel.

Leia Mais:

Cachorros são resgatados por aeronave no Sul da Bahia
Animais são abandonados em meio a alagamentos no Sul da Bahia; saiba como ajudar

As chuvas, que já tinham dado uma trégua há semanas, voltaram a aparecer nos últimos dias, levando mais estrago às cidades. Com isso, segundo o coronel, o desastre “super dimensionou” e houve a necessidade de abrir mais frente de trabalho para que fosse possível auxiliar nos casos da região. “Nós nos reunimos pela noite para avaliar o que fizemos durante o dia, as demandas que foram atendidas ou não. O que não foi atendido, a gente atende no dia seguinte”, explicou.

Trabalhando no gabinete de crise, o coronel avalia que situação é “muito dramática e com muitos problemas ainda a serem resolvidos”. Ele ainda pontua que a Secretaria de Saúde da Bahia também está atuando ao lado das equipes que prestam ajuda a abrigos de animais. De acordo com ele, a secretaria ajuda levando remédios e a Defesa Civil ajuda na parte humanitária, levando colchões e cobertores para esses locais.

Vale lembrar que alguns abrigos ficaram totalmente destruídos após as enchentes e muitos animais morreram após o desastre. A crise vem sendo comentada nas redes sociais e algumas personalidades da mídia já compartilharam a situação desses locais, como a cantora Preta Gilque usou as reses sociais para pedir apoio dos seguidores ao abrigo de animais de Itabuna que foi tomado pela água.

*A repórter viajou a Ilhéus para cobrir o desastre causado pelas chuvas

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp