BNews Pet

Tecnologia: Aplicativo identifica os doguinhos pelo focinho e ajuda tutores a encontrar cães perdidos

Reprodução
A impressão do focinho de um cão é única, assim como as impressões digitais humanas  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/05/2022, às 10h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Já pensou poder identificar um cão pelo focinho através de um programa de identificação digital? Isso já é possível através de dois aplicativos um americano chamado NOSEiD e um britânico chamado Smart Snout, capazes de rastrear cães perdidos combinando seus narizes como uma impressão digital.

De acordo com o La Vanguardia, o nariz de cada cão tem um padrão que, juntamente com a forma das aberturas das narinas, é único e confiável para identificar o animal. Partindo dessa premissa e associando a informação às tecnologias de filmes onde policiais prendem bandidos através da identificação digital, Bradley Watson criou o Smart Snout. Como ele explica, “desde o início da vida até a morte, a biometria de um cachorro em seu nariz não muda, foi daí que surgiu a ideia”.

Leia mais:

Gato fica preso em local inusitado e tutora se diverte com situação; assista

Independente, cadela vai ao pet shop sozinha todo sábado; confira vídeo

Cachorro com doença crônica viaja o mundo com tutor

Diferentemente de um chip, que pode ser removido, este novo sistema usa o focinho tal qual uma impressão digital humana e será um aliado na recuperação de cães fujões. De acordo com Craig Neely, do NOSEiD, "O aplicativo ajuda você a capturar a impressão do nariz do seu cão e o orienta sobre o que fazer caso seu animal de estimação desapareça", disse.
De manuseio simples, essa nova tecnologia precisará apenas conhecer os dados do cão e que o tutor escanei o focinho do pet para criar a identificação única. O sistema exigirá informações adicionais sobre o animal, incluindo seu nome, fotos e uma descrição física.

Através do banco de dados NOSEiD, em caso de desaparecimento de algum animal, basta acionar o aplicativo gerando rapidamente um sinal de "cachorro perdido" que será enviado a todos os usuários cadastrados. Se alguém encontra um cachorro perdido, pode usar o aplicativo em seu próprio telefone para escanear o focinho e compará-lo com animais registrados na plataforma. Atualmente, apenas o aplicativo em inglês está disponível por meio das plataformas de download Android e iOS.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp