BNews Pet

Casal deve dividir custos de pet após divórcio, diz relator do STJ; julgamento está em andamento

Reprodução
A decisão do STJ se tornará jusriprudência que guiará os casos similares nos demais tribunais de Justiça do país  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/05/2022, às 07h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) julgou o primeiro caso de pedido de pensão alimentícia para animais de estimação após divórcio de casal, nesta terça-feira (3). Na Terceira Turma, o ministro Ricardo Villas Bôas Cuevas, relator do recurso, disse entender que os pets devem receber cuidados de ambos após o término da relação.

De acordo com o portal Isto É, o dever de manter o cachorro é compartilhado pelo casal, “impõe-se o dever compartilhado de cuidado e de subsistência digna destes até sua morte ou alienação”.

Leia mais:

Hotel abriga cães sem teto e promove adoções de pets com hóspedes; entenda caso

Gato sofre ao escutar música de Adele durante viagem; confira cena

Pinscher não deixa pit bull chegar perto de ração e ensaia atacar o animal; veja vídeo

Esse caso, julgado pelo STJ, foi referente ao recurso de um homem questionando a pensão, concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, à ex-mulher. Além do pagamento de R$ 500 mensais, ela deveria receber R$ 20 mil para ressarcimento de despesas com os animais.

O Homem alega não ser mais dono dos animais, não ter condições para pagar o valor definido pela Justiça e não ter interesse em ficar com os pets.

Decisão se tornará jurisprudência

Por se tratar do primeiro caso do gênero na Corte, o que o colegiado decidir resultará em entendimento válido para a primeira instância, a chamada jurisprudência, o que guiará os casos similares nos demais tribunais de Justiça do país.

Após a manifestação de Villas Bôas Cuevas, o ministro Marco Aurélio Bellizze fez o pedido de vista para análise do processo. O prazo de vista é de 60 dias e pode ser prorrogado por mais 30. Ainda faltam votar os ministros Moura Ribeiro, Nancy Andrighi e Paulo de Tarso Sanseverino.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp