BNews Pet

Ter gato de estimação pode dobrar o risco de desenvolver esquizofrenia, dizem cientistas

Reprodução/Pixabay
Pesquisa aponta que chance de desenvolver esquizofrenia está ligada a um parasita chamado Toxoplasma gondii  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 13/12/2023, às 11h25


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo realizado no Centro de Pesquisa em Saúde Mental de Queensland, na Austrália, chegou à conclusão que ter um gato de estimação pode duplicar a chance de uma pessoa desenvolver distúrbios relacionados à esquizofrenia. A análise dos pesquisadores contam com 17 estudos de 11 países, publicados nos últimos 44 anos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

O alerta surgiu em 1995, com a exposição a um parasita chamado Toxoplasma gondii (T. gondii), que, além de ser transmitido através da carne ou água contaminada, também pode ser disseminado por uma mordida ou fezes de um gato infectado, segundo cientistas. Nos Estados Unidos, a estimativa é de que cerca de 40 milhões de pessoas estejam infectadas, mesmo sem apresentar sintomas.

Uma vez que esteja em no corpo humano, o parasita pode se infiltrar no sistema nervoso central e influenciar os neurotransmissores. Ele tem sido relacionado à alterações de personalidade, surgimento de sintomas psicóticos e a alguns distúrbios neurológicos, incluindo a esquizofrenia.

"Encontramos uma associação entre a posse de gatos amplamente definida e o aumento das chances de desenvolver distúrbios relacionados à esquizofrenia", comentou o psiquiatra, John McGrath, autor principal do estudo.

A pesquisa, porém, foi considerada inconsistente, pois 15 das 17 análises não conseguiram provar causa e efeito dessa transmissão.

“Há necessidade de mais estudos de alta qualidade, baseados em amostras grandes e representativas, para melhor compreender a posse de gatos como um candidato a fator modificador de risco para transtornos mentais”, ressaltaram os autores do estudo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp