BNews Pet

Veterinário explica benefícios e cuidados para a criação de pet de apoio emocional

Pixabay
Pets de apoio emocional são usados para diversos diagnósticos  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 12/09/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

Os amantes de pets sabem como é bom ter um animal para cuidar em suas vidas. Independente da raça, os bichos possuem grandes admiradores entre os humanos. Além de serem ótimas companhias, muitos servem também como apoio emocional para o tutor.


Em entrevista ao BNews Pet, o médico-veterinário e adestrador Rafael Macêdo detalhou alguns dos cuidados necessários para ter um pet de apoio emocional e explicou quando a criação desse animal é fundamental no diagnóstico adquirido.


O especialista começa explicando qual a função de um pet de apoio emocional: "Os animais de apoio emocional são animais que fazem a companhia as pessoas para que elas se sintam seguras e calmas, principalmente em ambientes que são gatilhos ou que lhe despertem ansiedade ou medo. É aquele animal que pode fazer  com que a pessoa retorne a um bom estado emocional".


"[Os pets] são ótimas fontes de apoio emocional para aquelas pessoas que tem TDAH, estresse pós-traumático, crise de ansiedade, depressão e até aquelas pessoas que têm o espectro autista", explicou.


O médico-veterinário ainda pontua que cada tipo de animal serve para um diagnóstico diferente, e que quem deve decidir qual pet é o mais indicado é o psiquiatra responsável por aquele paciente. "A determinação do animal de apoio emocional adequado para uma pessoa vai estar muito mais relacionado com o que essa pessoa tem, pra que a gente possa escolher o animal, seja ele um cão ou seja um gato", disse.


Rafael Macêdo explica também que existe uma diferença entre o pet de apoio emocional, que vai ajudar a pessoa a manter uma estabilidade emocional, e o animal que presta serviços, que é aquele que "trabalha" com a polícia, bombeiros ou até seguranças.


Cuidados 


Por fim, o especialista explica quais são os cuidados necessários para manter o bem estar do pet de apoio emocional. Em sua explicação, ele define que tempo é uma condição mais do que necessária para a criação e treinamento desses animais.


"Ter  disposição, a gente precisa ter recursos financeiros, afinal é um animal de suporte emocional. Ele também precisa estar em um bom estado físico e ambiental, para que ele realmente cumpra aquela função. Ele não necessariamente precisa ser um cão treinado, adestrado e nem ter um bom comportamento para que ele consiga executar a sua função", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp