BNews Nordeste

Busca por medicamentos para gripe deixa em falta estoques nas farmácias de Aracaju

Divulgação
Antigripais estão em falta nas farmácias da capital sergipana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/01/2022, às 19h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A grande procura por antigripais nas farmácias de Aracaju, capital de Sergipe, fez com que os estoques se esvaziassem muito antes do previsto. A alta circulação do vírus Influenza foi uma surpresa preocupante para o Estado, que até o momento, registrou 691 novos casos de gripe e 26 mortes pela doença.

Por causa da grande demanda, as farmácias da capital sergipana passaram a não conseguir suprir a procura dos pacientes por antigripais, que tem voltado para casa sem as medicações necessárias para a enfermidade.

Leia Mais:

Número crescente de pacientes com sintomas gripais sobrecarrega hospitais de Aracaju
Sergipe não vai exigir pedido médico para vacinação de crianças contra Covid
MPF recebe denúncia sobre desvios de recursos no combate à covid-19 na UFS e apura caso

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Alex Garcez, disse ao site Jornal da Cidade, que o município não estava preparado para a grande carga viral e afirmou que os estoques devem ser repostos até o dia 15 desse mês de janeiro.

“Todos os fornecedores não estavam preparados para a carga viral que está em Sergipe e em todo o Brasil. E pelo período, muitas indústrias estavam de recesso e geralmente só voltam a partir do dia 5 de janeiro ou no máximo até dia 15. A regularização deve começar a partir de hoje, e mesmo com a grande demanda, até o meio do mês devem estar suprindo a alta procura. Mas essa é uma previsão, porque essa carga viral geralmente aparece em maio/junho. Então não estávamos preparados”, explicou.

Ele ainda declarou: “80% dos antigripais estão faltando no mercado. Dipirona, Ibuprofeno, Amoxilina e xaropes para tosse estão em falta desde antes do Natal. É uma missão constante de ter que ficar ligando para os fornecedores tentando conseguir estoque. Por isso, por mais que sejam remédios básicos, como o Dipirona, não se deve vender sem a prescrição médica, para que o paciente não cometa erros na dosagem e também ajude a diminuir as vendas desnecessárias”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp