BNews Nordeste

Sergipe registra 10 óbitos por Influenza H3N2, diz secretária da Saúde do Estado

Erasmo Salomão/Ministério da Saúde
Maioria das mortes por Influenza H3N2 tem sido de idosos com comorbidades  |   Bnews - Divulgação Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Publicado em 31/12/2021, às 10h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária de Saúde de Sergipe (SES), Mércia Feitosa, anunciou que o estado já registra 10 mortes em decorrência da Influenza H3N2. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (30). A titular da SES alertou sobre o aumento da circulação do vírus no estado e recomentou a população que apresentar a síndrome gripal a procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com Mércia, a maioria dos óbitos são de idosos com comorbidades (hipertensos, cardiopatas asmático). “Alguns óbitos já estavam em investigação e veio a confirmação de Influenza A H3N2, os outros óbitos não foram subtipados, ou seja, eles são de influenza A, mas ainda não sabemos se são do subtipo H3N2. O perfil dos óbitos são de idosos com comorbidades”.

Leia Mais:

Surto de gripe desfalca time do Sergipe e amistoso é cancelado
Em Aracaju, praias não estarão abertas para atividades coletivas na virada do ano

Vale lembrar que a primeira morte provocada pelo vírus, em Sergipe, foi de uma mulher de 36 anos, moradora de Aracaju, capital do estado. A vítima era portadora de bronquite asmática e morreu no dia 20 de dezembro.

A secretária da Saúde explicou que a maioria dos atendimentos realizados nos hospitais é de pacientes que apresentam sintomas leves. Ela ressaltou a importância do acompanhamento médico para que se possa observar os casos de síndrome respiratória aguda grave nas unidades hospitalares.

“Desde o início falamos que a maioria dos casos apresentam sintomas leves, 90% dos atendimentos que tem nos hospitais são de sintomas gripais leves, que é atendido, tratado e referenciado para casa, sob observação ou sob orientação de, se casos se agravar, retornar. Nós temos que começar a separar isso, a síndrome respiratória aguda grave necessita de uma internação, a síndrome gripal leve pode ser acompanhada na Unidade Básica de Saúde e monitorada dentro do próprio domicílio”, reforçou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp