Cidades

Chuvas na Bahia: Rui rebate Bolsonaro e vai aceitar ajuda da Argentina

Divulgação
A ajuda da Argentina foi recusada pelo governo federal  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/12/2021, às 14h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) rebateu o governo Bolsonaro, por meio das redes sociais nesta quinta-feira (30), e disse que vai aceitar ajuda internacional diretamente, como a oferecida pela Argentina, sem intermédio da diplomacia brasileira.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil não aceitou o apoio oferecido pelo Governo da Argentina à Bahia, que tem sofrido com as chuvas fortes e enchentes nas últimas semanas. O Governo do Estado foi avisado da decisão de dispensa pelo consulado argentino na noite de quarta-feira (29).

presidente Jair Bolsonaro (PL)disse que a ajuda oferecida pela Argentina às vítimas das fortes chuvas que atingem a Bahia nos últimos dias não era necessária e que poderá aceitá-la "oportunamente, em caso de agravamento das condições."

"Me dirijo a todos os países do mundo: a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento", escreveu Rui. "Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento."

Leia mais: Chuvas: Haddad, Paulo Betti e filha de Lula participam de live pela Bahia

João Roma explica por que Brasil não aceitou ajuda da Argentina para municípios baianos atingidos pelas chuvas

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde de quarta-feira (29), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.

As outras três mortes confirmadas nesta quarta (29) são de um casal que teve o carro arrastado pela enxurrada, em São Félix do Coribe; e um homem, morador de Ubaitaba, atropelado por um motorista que perdeu a visibilidade por causa das chuvas. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp