Cidades

Direto de Ilhéus: Ministério da Saúde vai enviar 100 mil doses da vacina contra influenza para cidades afetadas pelas chuvas

Lara Curcino/BNews
Além das 100 mil doses de vacina contra influenza, serão enviadas unidades do imunizante da hepatite A  |   Bnews - Divulgação Lara Curcino/BNews

Publicado em 28/12/2021, às 13h12   Diego Vieira e Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na manhã desta terça-feira (28) que a pasta vai enviar 100 mil doses de vacinas contra a influenza para as cidades atingidas pelas enchentes na Bahia. Atualmente, o estado vive um surto da doença, provocada pelo vírus H3N2.

“Vamos trazer nesse primeiro momento 100 mil unidades da vacina contra a influenza e doses da vacina da hepatite A. Vamos também disponibilizar assistência para aqueles que se acidentaram com animais peçonhentos. São métodos emergenciais que começarão a chegar. No começo do ano, chegarão métodos para cobertura da atenção primária. Vamos tomar todas as providências para dar suporte as autoridades de saúde do estado e dos municípios”, disse Queiroga que é um dos ministros do governo Bolsonaro presentes no município de Ilhéus para verificar os estragos provocados pelo temporal dos últimos dias.

O ministro disse ainda que uma portaria publicada nesta terça-feira (28) destina R$ 12 milhões do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais comprarem insumos.

Nesta segunda (27), o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo federal vai editar uma medida provisória (MP) para abrir crédito extraordinário de R$ 200 milhões para mitigar os efeitos dos temporais na Bahia. Bolsonaro não detalhou como os recursos serão utilizados.

A Bahia contabiliza 20 mortes em decorrência das chuvas. Além disso, há 31.405 pessoas desabrigadas pelas chuvas, que precisam de alojamento das prefeituras, e 31.391 desalojados que tiveram que abandonar suas casas. O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp