Cidades

IF Baiano de Valença inaugura banheiro individual sem marcação de gênero

Reprodução/Redes Sociais
IF Baiano atendeu solicitação de estudantes que se sentem constrangidos em banheiros coletivos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 21/06/2023, às 07h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) lançou um banheiro individual sem marcação de gênero no campus Valença, no sul da Bahia, na última terça-feira (20). A inauguração do equipamento foi feita pelo Diretor Geral Geovane Guimarães. O banheiro, que fica localizado no Pavilhão Mulheres Mil, surge após solicitações de estudantes que se sentem constrangidos em banheiros coletivos.

"A escolha do nome banheiro sem marcação de gênero para esse banheiro de uso individual - que poderá ser usado por qualquer pessoa - é para simbolicamente marcar e reconhecer a existência de subjetividades, identidades, formas de estar no mundo que não cabem mais no modelo binário de organização das nossas identidades", diz Tuíra Magalhães, coordenadora do Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (Geni).

O IF Baiano Valença ainda informa que os banheiros coletivos masculinos e femininos continuam a existir no campus e agora o equipamento individual servirá para quem sentir necessidade de mais privacidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp