Cidades

Veja momento em que moradores de Jucuruçu são resgatados após fortes chuvas

Divulgação
A aeronave para resgatar os moradores de Jucuruçu foi enviada pelo deputado Dal (PP)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/12/2021, às 17h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores de Jucuruçu, no Extremo-sul da Bahia, estão sendo resgatados em meio às fortes chuvas que atingem a região. Ao menos 30 cidades baianas declararam situação de emergência.

No vídeo enviado ao BNews, é possível ver pessoas descendo de um helicóptero, enquanto o cinegrafista amador se emociona. "Muito emocionante, gente. Chegando os primeiros resgatados. Gente, não consigo nem gravar, tô muito emocionado", diz o homem.

Itamaraju e Jucuruçu são os municípios da região mais afetados. No primeiro, seis casas desabaram após um barranco deslizar durante a forte chuva que atingiu o município na madrugada desta quarta-feira (8). Em uma das residências, três pessoas da mesma família ficaram soterradas, não resistiram aos ferimentos e morreram.

Leia também: Chuva forte alaga ruas, avenidas e invade prédio no bairro da Federação; veja vídeo

Três pessoas da mesma família morrem após barranco deslizar com forte chuva no sul da Bahia

Barragem em Jequié

O volume de água da Barragem da Pedra, em Jequié, está subindo. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), nas redes sociais, que também alerta à comunidade ribeirinha.

"Pedimos que toda a comunidade ribeirinha se desloque para locais mais altos. A Defesa Civil municipal está a postos para ajudar essas pessoas que precisam de deslocamento", informou.

O alerta do governador acontece em meio às fortes chuvas que atingem o extremo sul da Bahia. "Recomendamos que as pessoas que moram em áreas de risco saiam desses locais e busquem regiões mais altas. Se não tem para onde ir, procure a Defesa Civil municipal. Nós estamos apoiando os Municípios para fornecer abrigos em espaços estaduais e enviando cestas básicas e colchões", completou Rui Costa.

Segundo o governador, a previsão é de que no domingo (12) as chuvas diminuam substancialmente. "Manteremos reuniões estratégicas diárias com gestores municipais para monitorar a situação. Após a água baixar, faremos a reconstrução de estradas e demais estruturas que tenham sofrido danos. Reitero mais uma vez, a minha solidariedade às pessoas atingidas por essa tragédia."

Deputado envia mantimentos

A aeronave que resgatou os primeiros moradores de Jucuruçu foi enviada pelo deputado Dal (PP), acompanhada de mantimentos. "Os moradores dessas cidades estão passando por muitas dificuldades e estão sem acesso a direitos básicos. As pontes e estradas de acesso a essas cidades em sua maioria foram interditadas e, isso dificultou inclusive a entrega de itens básicos e fundamentais aos cidadãos. Com isso, disponibilizei minha aeronave para fazer esse transporte o tempo que for preciso", declarou Dal.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp