Cidades

Volume de água em barragem de Jequié sobe e governador faz alerta

Divulgação
Pelas redes sociais, Rui Costa apelou para a comunidade ribeirinha sair do local  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/12/2021, às 15h34 - Atualizado às 15h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O volume de água da Barragem da Pedra, em Jequié, está subindo. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), nas redes sociais, que também alerta à comunidade ribeirinha.

"Pedimos que toda a comunidade ribeirinha se desloque para locais mais altos. A Defesa Civil municipal está a postos para ajudar essas pessoas que precisam de deslocamento", informou.

O alerta do governador acontece em meio às fortes chuvas que atingem o extremo sul da Bahia. "Recomendamos que as pessoas que moram em áreas de risco saiam desses locais e busquem regiões mais altas. Se não tem para onde ir, procure a Defesa Civil municipal. Nós estamos apoiando os Municípios para fornecer abrigos em espaços estaduais e enviando cestas básicas e colchões", completou Rui Costa.

Segundo o governador, a previsão é de que no domingo (12) as chuvas diminuam substancialmente. "Manteremos reuniões estratégicas diárias com gestores municipais para monitorar a situação. Após a água baixar, faremos a reconstrução de estradas e demais estruturas que tenham sofrido danos. Reitero mais uma vez, a minha solidariedade às pessoas atingidas por essa tragédia."

Leia também: Chuva forte alaga ruas, avenidas e invade prédio no bairro da Federação; veja vídeo

Três pessoas da mesma família morrem após barranco deslizar com forte chuva no sul da Bahia

Situação de emergência

Ao menos 30 cidades baianas declararam situação de emergência por causa de fortes chuvas que atinge o estado desde o início de novembro.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Amélia Rodrigues, Ibicoara, Itaberaba, Mucugê, Mutuípe, Teolândia, Jaguaquara, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaquara foram os primeiros muncípios a declararem situação de emergência, entre 4 e 8 de novembro deste ano.

Na região sul da Bahia, ao menos oito cidades amanheceram, nesta quarta-feira (8), com estragos provocados pela chuva.

Em Itamaraju, seis casas desabaram após um barranco deslizar durante a forte chuva que atingiu o município na madrugada desta quarta-feira (8). Em uma das residências, três pessoas da mesma família ficaram soterradas, não resistiram aos ferimentos e morreram.

As vítimas foram identificadas como Ediel, de 26 anos, Ana Cecília, de 4, e Cícero, de 9. As crianças são irmãs e o rapaz é tio delas.

Estado envia equipes

O governador Rui Costa (PT) determinou nesta terça-feira (8), o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, a 820 Km de Salvador, e da Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec), aos municípios do extremo sul atingidos pelos temporais.

Segundo o governo, a iniciativa visa auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também foram acionadas.

Durante agenda em Rio do Pires e Caturama, neste sábado (8), o Rui garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades. “Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp