Coronavírus

Equipe de vacinação deixa Hospital Municipal de Salvador sob aplausos de funcionários; veja

Dinaldo Alves / Bnews
Cidade deu início a vacinação nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Alves / Bnews

Publicado em 19/01/2021, às 16h38   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe de trabalhadores da área da saúde que estão atuando na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Salvador deixou o Hospital Municipal (HMS), no bairro Cajazeiras, na tarde desta terça-feira (19), sob aplausos de funcionários do espaço. Nesta primeira etapa de vacinação, apenas idosos acima de 60 anos que residem em asilos e abrigos de longa permanência e profissionais que atuam na linha de frente do combate à doença estão sendo imunizados. 

O momento em que a equipe deixou o local foi compartilhado pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates, nas redes sociais. “Que dia histórico e emocionante!”, escreveu na legenda da publicação feita no Instagram. A campanha de vacinação na cidade teve início pela manhã.

Idosos

Questionado mais cedo, durante entrevista à TV Record, se há prazo para início da vacinação dos idosos que não estão em abrigos, o prefeito da cidade, Bruno Reis reiterou que isso depende de um cronograma do governo federal, já que a prefeitura e o governo não conseguiram, ainda, comprar as vacinas diretamente com os laboratórios: "[as vacinas] chegando, temos capacidade de imunizar 100 mil pessoas por dia. O problema não são os insumos, pois temos agulhas e seringas, os freezers pra armazenar com temperatura de até menos 80 graus".

O prefeito confirmou que a prefeitura tem R$ 80 milhões em recursos próprios disponíveis para comprar vacina, mas não pode fazê-lo, pois não tem imunizante disponível no mercado: "Não tem vacina. Então, os prazos vão depender da oferta das vacinas. Como ainda não há um cronograma do governo federal, não dá pra precisar quando vai dar pra vacinar as três milhões de pessoas em Salvador".

Bahia

Também durante entrevista à TV Record, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, informou que todos os municípios baianos já receberam doses da CoronaVac. “Todos os municípios já receberam as vacinas, nós distribuímos para os núcleos e eles enviaram para os municípios. Todos receberam. Os municípios de grande porte já começaram a vacinação desde às 8h, e outros vão começar à tarde, pouquíssimos deixaram para amanhã”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Vilas-Boas, as 376 mil doses da primeira remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde não serão suficientes para vacinar todos os idosos, um dos grupos prioritários da campanha de vacinação. A pasta aguarda uma nova carga que deve chegar da China em duas semanas.

“Temos uma quantidade que não nos permite vacinar os idosos acima de 75 anos, exceto aqueles que estão em casas de longa permanência. Dentro de duas semanas serão enviados para o Brasil os ressuprimentos, e aí nós poderemos vacinar esse contingente populacional”, completou.

Matérias relacionadas: 

Aposta da Bahia: Anvisa diz aguardar com expectativa nova documentação para liberar vacina russa

Salvador lança "vacinômetro" atualizado em tempo real; confira

Golpistas simulam agendamento de vacina contra covid-19 e clonam dados

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp