Coronavírus

Prates cobra fiscalização após festa lotada no Comércio: “O governo tem que fazer valer sua autoridade”

Arquivo / BNews
Léo Prates afirmou que a decisão de redução de público foi acertada, mas precisa fiscalização  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 14/01/2022, às 07h46   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates (PDT), cobrou do governo da Bahia uma maior fiscalização para o cumprimento do decreto de medidas restritivas de combate ao crescimento das infecções por Coronavírus. “O governo da Bahia tem que fazer valer a autoridade ele”, respondeu ao apresentador Zé Eduardo na Record TV Itapoan ao ser questionado sobre o evento que ocorreu no Terminal Marítimo da capital baiana no quinta-feira (13).

“A gente lamenta bastante. Houve redução do número de público. Eu conversava com o secretário [da Comunicação da Bahia], André Curvello, e ele dizia faz muito tempo isso que a nossa primeira missão era cumprir o que estava no decreto. A ação [edição do decreto] foi necessária. É acertada e necessária que fiscalize o decreto. Eu sou a favor a democracia, mas sou a favor da autoridade”, disse na manhã desta sexta-feira (14).

Em meio ao aumento de casos da covid-19 e gripe em Salvador, centenas de pessoas se reuniram no evento 'Me Leva pro Bonfim' no Terminal Turístico Náutico da Bahia, no bairro do Comércio. A festa conta com apresentações de Péricles, Tiee, Revelação e Escandurras.

Em um vídeo enviado ao BNews, é possível ver várias pessoas aglomeradas no espaço enquanto uma das atrações se apresenta no palco.

Penalidades

Está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (14), o decreto que determina ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia a observação da aplicação de penalidades a estabelecimentos que descumprirem o limite máximo de público nos eventos realizados no Estado. As punições são: advertência escrita; multa; embargo, temporário ou definitivo, de obras e estruturas; interdição total ou parcial de obras, eventos, estabelecimentos, máquina ou equipamento e cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB.

Na última segunda-feira (10), após reunião com a secretária de Saúde, Tereza Paim, o governador Rui Costa decidiu reduzir de 5 mil para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol. O decreto foi publicado na terça-feira (11) e vale até o dia 25 de janeiro.

Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Estão mantidas no decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estende a bares e restaurantes, que devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp