Justiça

Eleições OAB-BA: Daniela Borges e Christianne Gurgel registram primeira chapa feminina na história da OAB-BA

Divulgação/Marcio Lima
A formalização da “União pela Advocacia” foi feita nesta segunda (25)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Marcio Lima

Publicado em 25/10/2021, às 21h27   Lucas Pacheco



No final da tarde desta segunda-feira (25), as advogadas Daniela Borges e Christianne Gurgel, agora candidatas a presidente e vice-presidente, respectivamente, registraram a chapa União pela Advocacia na disputa pela presidência, vice-presidência e outros cargos diretivos da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA). Hoje foi o último dia do prazo para o registro das chapas. 

Divulgação

Daniela Borges destacou o marco histórico para a advocacia nacional, com duas mulheres disputando os dois cargos da linha de frente da OAB pela primeira vez em 90 anos. 

“Vamos inaugurar um novo tempo na Ordem dos Advogados do Brasil. Nós temos história, trabalho e, sobretudo, capacidade para realizar todos os enfrentamentos necessários para atuarmos em favor da classe, num projeto de fortalecimento e valorização da advocacia”.

Ela ainda ressaltou que o processo de construção da chapa levou em conta a necessidade de maior representatividade na OAB. 

“Temos avanços importantes nessa eleição, com a obrigatoriedade da paridade de gênero e também das cotas raciais, que destinam 30% das vagas nas chapas para advogadas e advogados negros. Isso é fundamental para alcançarmos uma OAB mais representativa, que atue também nos desafios específicos de cada grupo da advocacia”. 

A candidata a presidente lembrou que a jovem advocacia também ganhou espaço em sua chapa, após uma luta de seu grupo. 

“É a primeira vez que temos jovens advogados participando da composição de chapa. Isso é parte de uma luta nossa pelo fim da cláusula de barreira, que foi reduzida de cinco para três anos. Portanto, temos em nossa chapa postulantes a cargos de conselheiros e conselheiras com menos de cinco anos de atuação". 

Daniela pontuou também que profissionais em início de carreira vão contribuir muito com ações focadas no fortalecimento e valorização da jovem advocacia. “Isso é fundamental para motivar aqueles que estão dando os primeiros passos na profissão e reforçar o nosso papel institucional na OAB, de olhar para todos os segmentos da advocacia”.

Já a candidata a vice-presidente, Christianne Gurgel, reforçou o momento de união da classe, representado por duas lideranças femininas. 

“Daniela e eu fazemos partes de grupos que, por muito tempo, andaram por caminhos distintos e hoje estão lado a lado, em prol de um objetivo maior. Sabemos que precisamos encarar os diversos desafios que se impuseram sobre a advocacia nesses últimos anos, e vamos fazer isso a partir de uma construção coletiva, com união de advogadas e advogados de toda a Bahia”. 

As duas reiteraram que as propostas das chapas se baseiam nas principais demandas da advocacia baiana atualmente.  “A pandemia impôs novos desafios a advogadas e advogados e agravou problemas históricos, como as questões estruturais envolvendo o Poder Judiciário”, apontou Daniela Borges. 

A candidata à presidência garantiu que, ao lado de Christianne, vai reforçar a luta pela prestação de um serviço jurisdicional de maior qualidade. “Tudo o que advogadas e advogados desejam é viver dignamente de sua profissão. E se o Judiciário não funciona de forma adequada, a advocacia não pode trabalhar efetivamente. Isso não traz apenas um prejuízo para nós, profissionais do Direito, mas também para o cidadão e a cidadã, que têm seu acesso à Justiça restrito”, acrescentou Daniela. 

Atuais presidentes da OAB

Concorrendo a uma vaga no Conselho Federal, o atual presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, que acompanhou o registro da chapa, destacou que as candidaturas de Daniela e Christianne representam o desejo de união da classe.

 “Estamos vivenciando um momento histórico na OAB, ao tempo que renovamos as lutas para enfrentar os desafios que precisamos superar no próximo triênio. Daniela e Christianne têm todas as condições de liderar esse caminho, por toda a história de trabalho e luta em prol da advocacia”.

Já o atual vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana, que também concorre ao cargo de Conselheiro Federal, afirmou que o projeto liderado por Daniela e Christianne mostram a essência da missão da OAB. 

“Nos últimos anos, lutamos por uma OAB independente e que represente, de fato, os interesses da nossa classe. O projeto que se apresenta por meio das candidaturas de Daniela e Christianne é o que garante a renovação dessa luta, sempre com muito diálogo e respeito, mas resguardando a independência da nossa instituição, que representa a voz da cidadania”.  

Confira a chapa: 

Diretoria-Executiva:

Presidente: Daniela Borges
Vice-presidente: Christianne Gurgel
Secretária-geral: Esmeralda Oliveira
Secretário-geral adjunto: Ubirajara Ávila
Tesoureiro: Hermes Hilarião

Conselho Federal

Fabrício Castro
Luiz Coutinho 
Luiz Viana
Mariana Oliveira 
Marilda Miranda
Silvia Cerqueira 

CAAB - Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia

Presidente: Maurício Leahy
Vice-presidente: Cleia Costa dos Santos
Secretária geral: Ilana Campos
Secretário adjunto: René Viana
Tesoureiro: Filipe Reis
Diretora: Juliana Camões
Diretora: Vanessa Lopes
Diretora: Marcos Bonfim

Leia também:

Eleições OAB-BA: Daniela Borges e Christianne Gurgel realizam encontro com advogados que atuam nos juizados

"Movimento União Pela Advocacia": Daniela Borges e Christiane Gurgel oficializam pré-candidaturas a eleição da OAB-BA

Pré-candidata a presidente da OAB-BA, Daniela Borges comenta campanha: ‘Gestão com cara nova, seguindo legado de Fabrício’

Eleições OAB-BA: Ana Patrícia Dantas Leão e Carlos Tourinho registram chapa para disputa pela presidência da OAB

Eleições OAB-BA: Ex-presidente Dinailton Oliveira registra chapa para eleições de novembro

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp