Justiça

Eleição para Conselho Federal da OAB ocorrerá com chapa única

OAB
O baiano Luiz Viana até ensaiou uma candidatura, mas não conseguiu apoio mínimo para concorrer na eleição  |   Bnews - Divulgação OAB

Publicado em 03/01/2022, às 20h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A eleição para a diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ocorre no dia 31 de janeiro, terá chapa única. O grupo inscrito foi o comandado pelo atual secretário-geral, Beto Simonetti, do Amazonas. A chapa tem o apoio do atual presidente Felipe Santa Cruz. A posse é em 1º de fevereiro de 2022 e a gestão é para o triênio 2022/2024.

Já o atual vice-presidente do Conselho Federal e ex-presidente da OAB-BA, Luiz Viana, que rompeu com Santa Cruz e formou um grupo de oposição, com adesão dos atuais secretário-adjunto Ary Raghiant Neto e tesoureiro José Araújo Noronha, não conseguiu ser candidato, por não obter apoio mínimo necessário de seis seccionais (OAB de cada estado) da OAB. Das 27, Viana conquistou o apoio de apenas uma contra 26 de Simonetti.

Eleição

A nova diretoria que será eleita no pleito que acontecerá no dia 31 de janeiro será escolhida pelos 81 conselheiros federais (3 de cada Estado e do Distrito Federal), que são eleitos de forma direta nas eleições das seccionais.

Para ser eleita, a chapa precisa conquistar a maioria dos votos válidos. Como só há uma registrada e pelo histórico não há votos brancos ou nulos, a eleição de Beto Simonetti como novo presidente do Conselho Federal é dada como certa.

Chapa

A chapa registrada conta com integrantes de diversos estados do país e, pela primeira vez, duas mulheres fazem parte.

Presidente: Beto Simonetti, secretário-geral do Conselho Federal da OAB;

Vice-presidente: Rafael de Assis Horn, ex-presidente da OAB de Santa Catarina e conselheiro federal;

Secretária-geral: Sayuri Silva de Otoni, conselheira federal eleita pelo Espírito Santo;

Secretária-adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto, conselheira federal eleita pelo Rio Grande do Norte;

Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente da OAB de Mato Grosso e conselheiro federal.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp