Justiça

MP-BA faz balanço das operações realizadas em 2021

MP-BA
Segundo o órgão, as operações recuperaram mais de R$ 11 milhões  |   Bnews - Divulgação MP-BA

Publicado em 13/12/2021, às 21h16   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) divulgou dados sobre suas operações em 2021. Segundo o órgão, foram 24 operações em 2021, em atuação própria ou em colaboração com outras instituições, sendo que 19 delas foram deflagradas pelo MP baiano a partir de investigações próprias. Foram 58 pessoas presas, entre prisões de flagrante, preventivas e temporárias, e mais de R$ 11 milhões recuperados por meio de bloqueio de bens e apreensão de objetos. Esses valores foram depositados em conta judicial.

Todas as operações foram realizadas pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e foram combatidos 32 tipos de crimes cometidos contra a sociedade baiana, como organização criminosa, peculato, tráfico de drogas, fraude em licitações, estelionato, estupro, cartel, associação para o tráfico e homicídio.

Ainda, segundo o MP-BA foram cumpridos 147 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos 399 documentos, 139 celulares e 48 computadores.

Uma das principais operações, em 2021, do Gaeco em parceria com a polícia, formado atualmente por nove promotores de Justiça, além de servidores e policiais, foi a 'Operação Cartel Forte', que desarticulou um esquema criminoso que já funcionava no estado há mais de três décadas dentro do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) na prestação de serviço de emplacamento de veículos por empresas particulares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp