Justiça

Vídeo: Daniel Silveira chega com travesseiro e colchão à Câmara, acorda e desafia Alexandre de Moraes: 'deveria ser impichado'

Foto: Plinio Xavier/Câmara dos Deputados
Alexandre de Moraes ordenou que PF coloque tornozeleira eletrônica em deputado Federal  |   Bnews - Divulgação Foto: Plinio Xavier/Câmara dos Deputados

Publicado em 30/03/2022, às 08h05 - Atualizado às 08h08   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, o deputado federal Daniel Silveira (União Brasil) passou a noite em seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília, para não colocar a tornozeleira eletrônica determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele passou a da última terça (29) em seu gabinete, onde chegou com um colchão e travesseiro.

Na manhã desta quarta (30), ele decidiu conversar com a imprensa do lado de fora da Câmara e desafiou Alexandre de Moraes, a quem teceu duras críticas e afirmou que já deveria ter sofrido impeachment, além de envergonhar outros ministros. Confira abaixo a declaração completa do parlamentar, que também chamou Moraes de mentiroso e alegou que o ministro 'deveria ser impichado' por supostamente mentir no currículo após indicação para o Supremo.

"Eu quero ver até onde vai a petulância de alguém para romper com os outros dois poderes. Os outros ministros já estão envergonhados pelas atitudes dele. (...) Eu não estou falando nada hipotético, não estou dando meu pensamento, tou falando o que é. Prisão preventiva não se aplica em hipótese alguma a parlamentares. E o artigo 319 diz que se atrapalhar um pouquinho que seja o livrre exercício do mandato parlamentar tem que notificar a casa em 24h", disparou Silveira.

O deputado é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições. Ele chegou a ser preso por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo, mas foi liberado em novembro do ano passado com a condição de não se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais.

Leia mais:

Segundo a PGR, Silveira continua participando de eventos públicos para ameaçar a democracia, as instituições e ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.

"Em 4 anos, ele gasta R$80 milhões em segurança, não tem o direito de se sentir com medo. Não quer ser criticado, não se lance à vida pública. É crime xingar ministro? Tanto por analogia é crime xingar deputado, presidente da República?", disparou Silveira.

Moraes autorizou à Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal a cumprirem a decisão dentro da Câmara dos Deputados, se necessário. Silveira disse em discurso no plenário que não aceitará. Por sua vez, o ministro antecipou na decisão que, se isso acontecer, ele poderá ser preso.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp