Cultura

Brasil é o país do mundo com a maior população autodeclarada LGBTQIA+, aponta pesquisa

Pixabay
Pesquisa ouviu 22 mil pessoas em 30 países sobre direitos LGBTQIA+  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 28/06/2023, às 20h55   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil é o país do mundo com a maior população autodeclarada LGBTQIA+, é o que aponta uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, que ouviu 22 mil pessoas em 30 países, divulgada nesta quarta-feira (28).

Outro dado mostra que metade da população brasileira aprova a união entre pessoas do mesmo sexo, o que configura mais de 51% dos entrevistados.

Dentre as pessoas ouvidas que são assumidamente LGBTQIA+, a maioria é jovem, da chamada Geração Z, surgida entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000. O Bhrasil se encontra na frente de países europeus onde os direitos civis estão em pauta há mais tempo.

Suíça e Espanha têm, respectivamente, 14% e 13% de suas populações autodeclaradas. Já a Holanda e o Reino Unido estão igualadas com 12% cada.

Quando o assunto é união entre pessoas do mesmo sexo, a pesquisa aponta que, no Brasil, para 15% dos entrevistados, a população LGBTQIA+ deve ter algum reconhecimento legal, sem estar necessariamente equiparado aos direitos do casamento. Já 14% não concordam com a legalização de nenhuma forma. Nesta questão, o Brasil fica abaixo da Holanda (80%), Portugal (80%) e da Espanha (78%) e acima de Turquia (20%) e Romênia (25%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp