Cultura

Exposição Orixás Mirins da Pinacoteca do Beiru termina neste domingo no MAM

Divulgação
O MAM funciona de terças a domingo com entrada gratuita  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/01/2022, às 17h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A exposição ‘Orixás Mirins’ que está aberta ao público na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), das 13h às 17h, termina neste domingo (30). A mostra tem entrada gratuita e integra o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia’, exibindo parte dos resultados de quatro meses de trabalhos da Pinacoteca do Beiru no museu. “As obras representam as crianças como orixás mirins, que por sua vez apresentam arquétipos e particularidades inerentes a cada uma das entidades afro-brasileiras”, explica o artista e autor dos quadros, Anderson AC, também idealizador da Pinacoteca do Beiru, junto com a produtora Juliana Freire.

“Há também o desejo de explicitar debates sobre colorismo racial e convivência de entidades que mesmo tendo diferenças existenciais, mantêm-se em perfeita harmonia no xirê”, completa Anderson. A exposição é composta ainda por desenhos e pinturas de crianças que frequentaram as várias edições de Oficinas de Arte para Crianças promovidas pela Pinacoteca de outubro/2021 a janeiro/2022.

DUB no MAM e OFICINAS

A Pinacoteca realizou outras atividades, como o festival ‘DUB no MAM’ que promoveu e difundiu a música DUB e a cultura sound system. A iniciativa foi do EchoCultura e Pinacoteca. Dentre as atrações, Dudoo Caribe, Ed Brass, Roça Sound, Denison Doria, Magnata King Faya, Fall Clássico, Tatiana Trad, Pivoman e outros. "Esta ação reafirma o compromisso de ocupação de espaços públicos com consciência e engajamento, fortalecendo a relação do museu com as cenas reggae, DUB e sound system da cidade” detalha Juliana Freire. A iniciativa também promoveu rodas de conversas com pesquisadores e estudiosos, como a da temática ‘Beiru e o Antigo Quilombo do Cabula: um lugar de resistência’, além de oficinas como 'DUB: Ecos da Diáspora’ e ‘Pesquisa em Cinema’.

O MAM funciona de terças a domingo com entrada gratuita. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e a residência da Pinacoteca ficam abertas de 13h às 17h.O café, cinema Saladearte e os pátios estão abertos de segunda a segunda, das 12h às 20h. O projeto Sollar Baía de quarta a domingo, das 16h à 00h. O acesso ao MAM acontece mediante apresentação do cartão de vacinação (decreto nº 20.913). O MAM-Bahia é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp