Cultura

Jerônimo Rodrigues e Bruno Monteiro celebram chegada do CCBB ao Palácio da Aclamação: "Corredor Cultural"

Domingos Júnior/BNews
Salvador será a quinta capital a receber o Centro Cultural Banco do Brasil  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews

Publicado em 22/03/2024, às 20h24 - Atualizado às 20h34   Alex Torres e Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de cultura da Bahia, Bruno Monteiro, esteve presente nesta sexta-feira (22), no evento de assinatura do protocolo de intenções que oficializa a chegada do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na Bahia. Ao BNews, Monteiro destacou a importância do empreendimento no fomento à cultura local. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

[O CCBB] é um dos principais equipamentos culturais, com a presença de público, com uma valorização da diversidade cultural, o ineditismo das produções e também uma qualidade cultural que esses espaços têm”, destaca o secretário de cultura da Bahia.

O CCBB, que representa um símbolo cultural em diversas capitais do país, será instalado no Palácio da Aclamação, na Av. Sete de Setembro, em Salvador. O local escolhido representa um ponto de encontro entre diversos espaços culturais da cidade. 

Estamos consolidando um corredor cultural que vem desde a Graça, com o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte da Bahia aqui no Corredor da Vitória, o Museu de Arte Moderna na Contorno, o Centro Cultural da Caixa, o Pelourinho, o Teatro Castro Alves que está passando por uma reforma … tudo isso reforça essa vocação também desse compromisso que nós temos enquanto Estado de valorização de Salvador e de investimento na nossa cultura”, pontua Monteiro. 

A chegada do CCBB na Bahia é resultado da parceria entre o Governo do Estado, o Banco do Brasil e o Governo Federal. Em coletiva de imprensa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), explicou que a concessão do Palácio da Aclamação para o espaço cultural segue regras pré-estabelecidas, visando a preservação do patrimônio. 

Haverá um investimento, mas é um investimento de manutenção. Haverá construção também, o restauro do palácio e as construções que serão mantidas. É isso que os institutos de manutenção da história exigiram que a gente mantivesse”, detalha o governador. 

O Palácio da Aclamação foi a residência oficial dos governadores do estado por 55 anos. Por sua vez, em Salvador, o Centro Cultural Banco do Brasil será o quinto CCBB montado no país. Os primeiros estão instalados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. 

Salvador foi a escolhida como a próxima cidade a receber o projeto após obter a maior nota final na análise de critérios como população do estado, população da capital, cidades criativas, cidades inteligentes e arrecadação federal da capital do estado com turismo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp