Economia & Mercado

Ademi avalia 2021 com crescimento de vendas e lançamentos no setor imobiliário

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/12/2021, às 09h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA) divulgou, neste domingo (5), a Carta da sua 31ª Convenção Anual, realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro, no Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte. Durante o evento, o presidente da associação, Claudio Cunha ressaltou o crescimento de vendas e de lançamentos em 2021 no setor imobiliário.

“Nós encerramos 2021 com um crescimento de vendas e de lançamentos muito significativo, frutos do investimento em tecnologia e pesquisas multidisciplinares, para que a gente pudesse entender o momento que todos nós estamos passando e, especialmente, o que as pessoas necessitam dentro de casa, já que o imóvel se transformou no lugar também de trabalho, confraternização e estudo”, conta Cláudio Cunha.

Leia mais  

Durante convenção da ADEMI-BA, Bruno Reis anuncia prorrogação da Outorga Onerosa para 2022

O evento contou com a 5ª edição do Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI). Além de debates com temas como marketing e cenários político, econômico e jurídico, os participantes desfrutaram de uma programação de atividades de entretenimento e shows.

Ressalta-se que a Carta divulgada pela Ademi-BA traz um resumo do ano e de tudo que foi debatido na 31ª Convenção Anual, além do que a entidade espera para 2022 até 2025.

Confira a Carta Praia do Forte na íntegra:

OS DESAFIOS DO FUTURO

Durante a pandemia, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), assim como o mundo, passou por grandes reformulações. O mundo digital invadiu nossas casas e o comércio eletrônico se tornou essencial no nosso cotidiano. Indiscutivelmente, um novo mundo emergiu e o mercado imobiliário e todo o setor da construção não passaram incólumes às revoluções por minuto desses novos tempos.

Acompanhando todas as tendências, incrementando o uso de tecnologias, dando rapidez ao processo de compra e desenvolvendo projetos mais simples e integrados, o setor imobiliário agora tem novos desafios para o futuro. Um conjunto de crises da ordem política e econômica, agravadas pela pandemia, deixa o país atônito. E foi com o intuito de discutir o futuro do mercado e da economia do Brasil e do mundo que a 31ª Convenção Anual da Ademi-BA foi realizada de 02 a 05 de dezembro, em Praia do Forte.

De forma estratégica, o Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI) trouxe especialistas nacionais para debater temas que tocam as perspectivas da economia do Brasil para 2022, o futuro do país em um ano eleitoral e, claro, os assuntos relacionados à sustentabilidade. São discussões importantes, que impactam diretamente a indústria da construção civil e do segmento da incorporação imobiliária de todo o país.

Mais que um ambiente de novos conhecimentos, a Convenção é um ambiente para tomada de decisões.

É um lugar de planejamento, inovação, oportunidades e de busca de soluções efetivas ao mercado. Mesmo que ainda com algumas restrições e, claro, seguindo todos os protocolos preventivos à Covid-19 – como a exigência do cartão de vacinação -, o evento também preserva o clima de confraternização e alegria, que sempre o caracterizou.

Não podemos deixar de reconhecer a disponibilidade das autoridades de participar da nossa Convenção.

Saber que o legislativo e o executivo se mostram receptivos a desburocratizar os principais entraves que impactam no crescimento de setores como o imobiliário traz mais coragem para investirmos no desenvolvimento da Bahia, através da geração de emprego e renda.

A Convenção Anual fecha o ciclo de atividades da Ademi-BA no ano e não podemos deixar de voltar ao tempo e ressaltar importantes momentos, como nosso cumprimento do papel social do setor imobiliário durante a pandemia.

O segmento apoiou os poderes públicos em ações que minimizassem os efeitos do vírus, a exemplo de doações de respiradores e cestas básicas, além da contribuição para a construção do hospital de atendimento à Covid-19, no bairro de Itapuã, na capital baiana.

Destacamos também a oportuna decisão de reconhecer a construção civil como atividade essencial durante a pandemia e, com isso, a vacinação de trabalhadores da construção civil dentro da escala de prioridades da imunização.

Com a força da união de seus associados, a Ademi-BA faz o seu papel na interlocução com os poderes públicos, com o objetivo de agilizar a execução de projetos para atender a demanda do mercado baiano. Fomos exitosos na proposição acatada pelo Tribunal de Justiça da Bahia de modificar a forma de atuação e cobrança dos cartórios de registro de imóveis.

Foi em plena pandemia que veio à tona a resiliência do mercado imobiliário que, mesmo diante de todas as dificuldades, mas ainda com juros baixos, mostrou sua pujança, crescendo, lançando novos empreendimentos, gerando emprego e dinamizando a economia.

Ademi-BA continua firme e determinada na responsabilidade de luta pelo equilíbrio e formalidade do mercado, com segurança jurídica. Com base na Lei nº 4.591/1964, uma campanha educativa foi realizada sobre a importância do registro da incorporação, alertando a população sobre os riscos de aquisição de imóveis sem essa documentação.

Mesmo com o fantasma da inflação no nosso país, que dificulta o acesso ao financiamento, principal forma de aquisição dos imóveis, acreditamos que o Brasil é maior que qualquer crise. Um país grande, no qual o mercado imobiliário e o setor da construção têm um papel fundamental, vai possibilitar a todos os brasileiros o bem-estar social de viver em condições menos desiguais e mais justas.

Encerramos o evento com os sentimentos de ter um grande desafio pela frente, mas com gratidão por ter passado por tempos difíceis com sabedoria. Continuamos com a energia renovada para trabalhar pelo segmento. E assim seguiremos pautando a nossa história com ações inovadoras e que colaborem para o desenvolvimento das pessoas e da Bahia.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags