Economia & Mercado

“Bahia é o segundo estado que mais investe no Brasil”, afirma secretário Manoel Vitório

Redação / BNews
Secretário afirma que as contas públicas do estado estão equilibradas  |   Bnews - Divulgação Redação / BNews
Verônica Macedo e Daniela Pereira

por Verônica Macedo e Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 10h06 - Atualizado às 10h13


FacebookTwitterWhatsApp

Em um café da manhã, realizado nesta terça-feira (26), no Centro de Operações e Inteligência Secretaria de Segurança Pública (SSP), que contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório apresentou um balanço econômico-financeiro do estado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo o gestor, com o controle e a estabilidade da inflação e, de quebra, a melhora do Produto Interno Bruto - PIB, o Brasil está atravessando um momento muito interessante. “Não há dúvida de que há um desafio fiscal em todos os níveis da Federação – governos da União, estaduais e municipais. Estamos sabendo enfrentar”, disse Manoel Vitório.

De acordo com o secretário, a Bahia está fechando 2023 como o segundo estado que mais investe no Brasil. Ele destacou que, no último relatório do Tesouro Nacional, foi registrado que o estado de São Paulo estava investindo 6% do seu recurso e a Bahia 13%. Em primeiro lugar está o Espírito Santo com 14% de aporte.

“O governador tem dito sempre em nossas reuniões que o nosso desafio é a gestão e a qualidade do gasto público. Dentro desse desafio nós tivemos um crescimento de despesa bastante acentuado, como, por exemplo, na saúde, que deve bater, até o final do ano, quase 16% dos recursos aplicados em 2023, sendo um dos recordes nacionais”, salientou.

“Também gastamos muito em custeio das horas extras e na Segurança Pública para combater o crime. Estamos fechando o ano com as contas equilibradas, outro recorde absoluto de investimentos públicos: R$ 7,5 bilhões computados até o final de novembro, ficando atrás apenas de São Paulo. Estamos muito felizes com essa aceleração que o governador Jerônimo Rodrigues impôs para o governo inteiro”, finalizou o secretário durante o encontro.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp