Economia & Mercado

Carros elétricos terão isenção de IPVA na Bahia; entenda

Joilson César/BNews
Por enquanto, apenas carros elétricos de até R$ 300 mil que foram produzidos na Bahia serão isentos  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 04/07/2023, às 18h37


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Bahia acatou um Projeto de Indicação (PIN) do vereador André Fraga (PV), que pede a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos elétricos. O PIN 268/2021 foi aprovado na Câmara Municipal.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acatou parte do pedido, isentando apenas carros elétricos de até R$ 300 mil produzidos no estado. A informação foi divulgada durante anúncio de implantação na Bahia de três fábricas da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo. 

"De acordo com o levantamento da ONG Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) 74% dos gases de efeito estufa em Salvador vêm dos transportes. É o setor que mais contribui com as mudanças climáticas na capital baiana. Para esse cenário mudar, é fundamental investirmos na eletromobilidade e, por isso, precisamos de incentivos fiscais para baratear o preço dos carros elétricos no estado", disse Fraga.

O vereador ainda luta para que outros veículos elétricos produzidos fora da Bahia também tenham o desconto no IPVA, atendendo de forma integral o seu PIN. "O olhar que o Estado precisa ter é o da sustentabilidade. Quantos mais carros elétricos circularem nas ruas da Bahia, menos impacto ao meio ambiente teremos", disse.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2022, o crescimento foi de 41% em comparação com o ano anterior, em todo o país. "É um setor que só cresce. Mas ainda precisamos criar uma infraestrutura que acolha essa nova realidade ou vamos ficar para trás", comentou.

Fraga ainda tem o PIN 172/2022, já executado, que pede a implantação de ônibus elétrico no transporte público municipal. Hoje, parte da frota dos veículos do BRT é elétrica.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp