Economia & Mercado

Dia dos Pais: Preços de presentes sobem mais que o dobro da inflação geral

Rovena Rosa/Agência Brasil
De acordo com a Fecomércio-BA, itens de vestuário e calçados puxam a alta da inflação do Dia dos Pais  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 31/07/2023, às 18h00   Cadastrado por Beatriz Araújo


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Quem pretende presentear os pais no próximo domingo (13), quando é celebrado o Dia dos Pais, vai precisar coçar o bolso. Isto por que, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA), em 2023, os itens tradicionais para a data estão ainda mais caros, a exemplo daqueles de vestuário e calçados, que puxam a alta da cesta da inflação neste período na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

De acordo com o levantamento feito com base nas informações do IPCA-15, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação da cesta de produtos para o Dia dos Pais cresceu 6,70% este ano, mais que o dobro do aumento médio geral da RMS, de 3,01%, no acumulado em 12 meses.

Itens

Dos 15 itens selecionados pela Fecomércio-BA, 10 estão com aumento anual, com destaque para os produtos de vestuário e calçados. A maior variação em um ano foi de sapato masculino, de 16,8%. Ainda nesse segmento, tênis apresentou alta de 12,29%, bermuda quase 9% e sandália, de 7,99%.

É importante destacar que, embora os acumulados em 12 meses estejam elevados, esses itens chegaram a apresentar queda nos últimos meses, mas não o suficiente para trazer preços mais baixos do que há um ano. Os custos majorados no ano passado trouxeram preços mais elevado, o que está sendo ajustado gradativamente agora.

Outras elevações foram de perfumes (13,35%), produtos para barba (12,98%) e produtos para cabelo (11,21%). São itens que também sofreram o repasse do aumento de custo dos insumos. Por outro lado, quem tem contribuído para amenizar a inflação do Dia dos Pais é o setor de eletroeletrônico. Em um ano, os televisores, por exemplo, tiveram queda média na região de 17,97% e o computador pessoal retraiu 8,52%.

Intenção de compras

Mesmo com os preços subindo, em média, mais que a inflação oficial, a capacidade de consumo das famílias está muito melhor do que há um ano, ou seja, maior poder de consumo. Ainda segundo pesquisa da Fecomércio-BA, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou aumento anual de 22,2% e o atual patamar do indicador, de 106,4 pontos em julho, é o mais elevado em 8 anos.

Esse cenário é possível diante do mercado de trabalho mais aquecido, maior disponibilidade de renda e preços mais acessíveis em relação ao ano passado. Lembrando que a cesta do Dia dos Pais do ano passado, também feito pela Entidade, apresentou aumento de 13,1%.

Além disso, os principais itens para presente, como vestuário e calçados, são de valores relativamente mais baixos, o que diminui a necessidade de crédito e comprometimento da renda a longo prazo. Desta forma, com o aumento no poder de compra, fica mais fácil a compra de itens como roupas e calçados, por exemplo.

Análise geral

Do ponto de vista técnico, ainda é limitado fazer uma projeção de vendas para o Dia dos Pais, pois não há uma sazonalidade clara, por exemplo, no setor de vestuário. Em alguns casos na série histórica, as vendas de agosto são menores do que as de julho, ao contrário do cenário que costuma ser registrado nos meses de novembro e dezembro, com o Natal.

Apesar na alta dos preços dos presentes, as condições econômicas das famílias e valores relativamente menos pressionados apontam para um cenário favorável para o comércio neste ano em relação a 2022, fator que pode levar a um aumento no faturamento neste período.

Classificação Indicativa: Livre

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