Eleições / Eleições 2022

Deputado petista expõe fratura na base e 'desautoriza' candidatura de Otto

Manu Dias/GOVBA
Articulação para que Otto Alencar (PSD) seja o candidato da base governista no lugar de Jaques Wagner (PT) é rechaçada pela bancada do PT  |   Bnews - Divulgação Manu Dias/GOVBA

Publicado em 25/02/2022, às 14h13 - Atualizado às 14h56   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Jorge Solla (PT) expôs a fratura na base petista em meio às articulações para a formação da chapa governista. Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (25), o parlamentar "desautorizou" o lançamento do senador Otto Alencar (PSD) como candidato do grupo ao governo estadual em detrimento do correligionário Jaques Wagner (PT).

"Diante a divulgação na imprensa de formulações e montagens de chapa à eleição estadual na Bahia, declaramos que não reconhecemos nenhuma decisão que não passe pelas devidas instâncias partidárias. O órgão máximo de definição da tática eleitoral é o encontro partidário", afirma.

"O PT é um partido político, diferente de outros, que não tem dono, tem instâncias de decisão que são respeitadas. Conclamo as bancadas federal e estadual do PT, prefeitos e vereadores, dirigentes e militância, a defender a candidatura própria do PT com Wagner governador", prossegue Solla.

Leia: Realinhar base será o primeiro desafio de Otto Alencar após assumir cabeça da chapa

A revolta do deputado federal é amplamente compartilhada na base estadual petista. Em entrevista ao BNews, a vereadora Maria Marighella, de Salvador, por exemplo, também não reconheceu a composição com Otto Alencar na cabeça. Nesse desenho, a tendência é que o candidato a vice-governador seja indicado pelo PP, enquanto Rui Costa (PT) seria o nome para o Senado Federal.

"Não autorizamos que essa seja a nossa chapa. Queremos questionar para revertê-la. Não acatamos essa decisão como nossa. Por enquanto, estamos reinvindicando participação e diálogo. Queremos participar. Se vai haver adesão, reposicionamento do partido é outra questão e ainda é cedo para falar. Não reconhecemos essa chapa como oficial para o PT assumir como sua", afirma a vereadora.

Em meio à possível saída de cena de Wagner, a bancada de deputados baianos do Partido dos Trabalhadores já havia manifestado defesa do nome do ex-governador petista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp