Eleições / Eleições 2022

Lula pisa em ovos em MG e faz discurso para militância; entenda

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula esteve em MG em palanque sem a presença do ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 10/05/2022, às 07h15 - Atualizado às 07h16   Leonardo Augusto / Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio a negociações com o PSD por um palanque em Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de ato na noite desta segunda-feira (9) em Belo Horizonte sem a presença de seu possível aliado no estado, o ex-prefeito da capital Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao Palácio Tiradentes para o cargo de governador.

O ato foi o primeiro depois do lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República, no sábado (7), em São Paulo. Lula fez um discurso inflamado, voltado para a militância e, por causa do impasse com o PSD, não se aprofundou no fechamento de alianças locais.

Lula também não fez menção ao governador do estado, Romeu Zema (Novo). No plano nacional, porém, voltou a atacar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

"Não estaremos enfrentando um adversário qualquer. Estaremos enfrentando um adversário que é antidemocracia, antiamor, antipaz, antidesenvolvimento, que representa a ignorância, o fascismo aqui no Brasil", disse.

Leia mais

Lula chamou a vitória de Bolsonaro em 2018 de erro na história brasileira.

"Para a gente ganhar essas eleições temos que trabalhar, temos que visitar cada loja, cada porta de fábrica. Precisamos ficar onde estão as pessoas, porque nosso adversário é o rei da mentira. Não podemos ficar esperando a televisão", pediu.

Assim como fez em São Paulo, o petista falou sobre a importância das mulheres. "Vocês já são maioria em número no país. Agora é preciso transformar em maioria em decisão", disse.

O ato em Belo Horizonte não contou com a presença do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao Governo de Minas Gerais e que mantém negociações com o PT para fechamento de aliança no estado para as eleições 2022.

Kalil afirmou ter sido convidado para o ato de hoje do PT em Belo Horizonte, mas disse que não iria por se tratar de um evento partidário, segundo sua assessoria de imprensa.

Ao contrário do anúncio da pré-candidatura no sábado, em São Paulo, o ato em Belo Horizonte teve mais cara de campanha. Lula não leu discurso e falou de improviso.

A estrutura do palco também foi diferente, com passarela "Rolling Stones", que sai do palco e avança em direção ao público.

Com a ajuda da passarela, Lula usou o modelo de apresentação que parece mais lhe agradar, de falar e andar ao mesmo tempo. Assim que chegou ao palco foi para a passarela cumprimentar os militantes. Também usou a estrutura ao longo do discurso.

Ao fundo do palco, assim como em São Paulo, a foto do Lula com seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), em meio a dois telões.

A vinda a Minas Gerais é a primeira de uma série de viagens que o ex-presidente vai fazer pelo Brasil depois do lançamento oficial de sua pré-campanha ao Palácio do Planalto.

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás exatamente de São Paulo. O ex-presidente estará nesta terça-feira (10) em Contagem, na região metropolitana da capital, e, quarta-feira, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. As duas cidades têm governos petistas.

O auditório escolhido para o ato, o centro de exposições Expominas, ficou lotado. Pelo menos dez ônibus com militantes do interior estavam estacionados nas imediações do centro de exposições.

A grande maioria vestia vermelho. Antes do início do ato, a abertura de uma faixa com o rosto do educador Paulo Freire foi intensamente aplaudida pelo público. A apresentação do ato ficou por conta de uma cantora e um cantor mineiros, Aline Calixto e Flávio Renegado.

Lula desembarcou em Minas ainda sem ter um palanque local. O ex-presidente e o pré-candidato do PSD, Alexandre Kalil, passaram os últimos meses trocando telefonemas e realizaram pelo menos um encontro, em São Paulo, em busca de um acordo.

Kalil já deixou claro que pretende ter Lula em seu palanque. Pelo lado do PT, no entanto, um movimento identificado no estado, que ganhou o nome de Lulema, mostra um voto casado no atual governador, Romeu Zema (Novo), principal rival de Kalil na disputa, e em Lula.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp