Eleições / Eleições 2022

Pré-campanha: Jerônimo Rodrigues tenta se fazer conhecido colando imagem em Lula, Wagner e Rui

Foto: Secom/GOVBA
Jerônimo Rodrigues foi solução encontrada pelo PT após Wagner desistir do pleito; agora, corre contra o tempo e simboliza renovação nos quadros  |   Bnews - Divulgação Foto: Secom/GOVBA

Publicado em 11/05/2022, às 06h00 - Atualizado às 06h12   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Dos três candidatos que aparecem liderando as pesquisas de intenção de voto, certamente Jerônimo Rodrigues (PT) era o único que absolutamente ninguém imaginava sair candidato há um ano. Não é incorreto dizer que Jerônimo caiu de paraquedas na eleição - algo que ele mesmo admite.

O fato é que agora é ele. E o ex-secretário de educação da Bahia corre contra o tempo para se tornar conhecido e aposta em vincular sua imagem aos caciques petistas do Brasil e da Bahia para ganhar a simpatia do povo.

Jerônimo tem pelo menos duas estratégias nítidas em sua pré-campanha até aqui: a primeira é a supracitada estratégia de dizer que faz parte de um time composto por Lula, Wagner, Otto Alencar e Rui Costa. Tanto Jerônimo quanto todos os outros repetem esse discurso à exaustão, até para poder vincular ACM Neto (União Brasil) ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem alta rejeição na Bahia.

Outra estratégia é questionar o fato de Neto não abrir o jogo publicamente sobre quem apoiar para a Presidência e rejeitar qualquer tipo de vinculação com a eleição nacional, defendendo, quase que em todas as aparições, a verticalização do pleito eleitoral de outubro. 

Especial de pré-campanhas na Bahia

A outra é se mostrar como uma renovação de fato nos quadros do PT, algo que o próprio Jaques Wagner mencionou ao dar a grande cartada da pré-campanha até o momento: trazer o MDB para sua base ao colocar Geraldo Júnior como pré-candidato à vice-governadoria. A chegada de Geraldo ainda representou um equilíbrio nas forças políticas em um pólo importante para as eleições: Salvador.

Geraldo Júnior fez uma manobra que o possibilitou ser reeleito presidente da Câmara de Vereadores da capital baiana e isso fez a balança se reequilibrar na relação entre Governo e Prefeitura: se a base de ACM Neto ganhou força na Assembleia Legislativa com a chegada de João Leão (PP), vice-governador, para o seu lado; o PT conseguiu pelo menos fazer com que a oposição fique assustada com Geraldo Júnior dentro da CMS.

É tanto que Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador, fez mudanças no seu time de articulação na Câmara pouco tempo depois da virada de casaca feita pelo MDB, promovendo a volta de Kiki Bispo (União Brasil) para a casa na condição de vice-líder do governo. A ideia é fazer uma dupla com Paulo Magalhães (UB), atual líder.

Confira calendário de publicação especial:

Segunda (09/05) - ACM Neto (União Brasil)

Terça (10/05) - Giovani Damico (PCB)

Quarta (11/05) - Jerônimo Rodrigues (PT)

Quinta (12/05) - João Roma (PL)

Sexta (13/05) - Kleber Rosa (PSol)

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp