Eleições / Eleições 2022

Rui Costa tenta convencer Wagner a voltar atrás e grupo ainda trabalha com planos A e B

Divulgação
Rui Costa pediu ao PP para esperar um tempo até que consiga equacionar o problema  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/03/2022, às 08h38   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

A chapa governista na Bahia não está nem começando a ser desenhada. Tudo pode acontecer. Conforme apurado pelo BNews junto às pessoas que participam diretamente da negociação, o governador Rui Costa (PT) ainda tenta convencer o senador Jaques Wagner (PT) a voltar atrás da sua decisão, com objetivo de voltar a unificar a base.

Nesta segunda-feira (7), logo após Wagner antecipar na Rádio Metrópole que Rui iria até o final do mandato, pegando inclusive até João Leão (PP) de surpresa, Rui teve um encontro com o pepista e pediu um "tempo" a ele para tentar equacionar o imbróglio. A ideia do governador é executar os planos A e B, que atualmente envolvem a candidatura de Wagner à cabeça de chapa.

O plano A consiste na chapa dos sonhos. Wagner candidato ao governo, Otto Alencar (ou Otto Filho) postulante a vice e Rui Costa no Senado Federal. O PP, neste cenário, abriria mão da majoritária.

Já o plano B seria Wagner candidato ao governo, Otto no Senado Federal e o deputado federal Ronaldo Carletto indicado do PP a vice. Nesta conjuntura, de forma mais remota, Rui Costa poderia disputar a Câmara Federal para arrumar o partido e puxar votos. Rui deu um prazo até 13 de março (domingo) para definir e anunciar a chapa completa.

Na avaliação de pepistas, a declaração de Wagner na Metrópole foi um recado interno para o PT, e não para o grupo. O senador teria sido pressionado pelo PT e jogou para sua torcida. No entanto, o reflexo desta decisão não pegou bem na base aliada. Muitos deputados expuseram a vontade de sair do grupo e migrar para a base do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, caso a configuração permaneça a mesma.

Leia também: Bebeto admite que desistência de Wagner causou desalento, mas nega frustração por não assumir Senado

Angelo Almeida se posiciona sobre as incertezas da chapa para eleição ao Governo da Bahia

Leão tem o PP nas mãos. Caso o partido decida aceitar o acordo com Rui ou desembarque da base e migre para Neto, a legenda vai marchar em bloco com o vice-governador. Mas antes de iniciar uma conversa à vera com Neto, o partido vai esperar a decisão do governador.

Conforme apurado pelo BNews, Leão vai desembarcar nesta terça (8) em Brasília e deve ter um encontro com o ex-presidente Lula e com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ex-presidente nacional do PP, mas quem ainda dar as cartas na sigla.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp