Entretenimento

Elza Soares: relembre a vida e a carreira da artista em linha do tempo

Reprodução | Redes Sociais
Elza morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, de causas naturais  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Redes Sociais

Publicado em 20/01/2022, às 18h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, de causas naturais. A cantora estava em sua casa no Rio de Janeiro. Famosa pela voz rouca, Elza foi um dos maiores nomes da música popular brasileira. Sua história de vida conta com tragédias e reviravoltas memoráveis.

Trajetória

Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro (em uma favela onde hoje está situada Vila Vintém), Elza da Conceição Soares é filha de um operário (Avelino Gomes) com uma lavadeira (Rosária Maria da Conceição). Ela começou a cantar com o pai, que gostava de tocar violão nas horas vagas. Elza teve uma infância dura e subitamente interrompida pelo casamento. O pai de Elza obrigou a menina a casar-se quando ela tinha apenas 12 anos.

Início da carreira

Elza trabalhou como encaixotadora em uma fábrica de sabão no Engenho de Dentro. Em 1953 ingressou na vida artística ao fazer o seu primeiro teste na Rádio Tupi, no programa de calouros Ary Barroso, tendo ficado em primeiro lugar. No início da carreira, também trabalhou na Orquestra Garam Bailes, como crooner, até 1954.

elza jovem

Em 1959 foi contratada para trabalhar na Rádio Vera Cruz. Em 1960, atuou no Festival Nacional da Bossa Nova.Três anos mais tarde, Elza foi a representante do Brasil na Copa do mundo no Chile.

Em 2000, a emissora BBC, em Londres, deu à Elza o título de A Melhor Cantora do Universo.

Ao todo, foram mais de 30 discos em mais de 60 anos de carreira. Elza se manteve sempre na ativa e seu álbum mais recente, Planeta Fome, foi lançado em 2019.Os compromissos profissionais de 2022 incluiam a gravação de um show no Theatro Municipal de São Paulo e um novo álbum de estúdio.

Leia também:
Ensaio de verão é cancelado após novo decreto que obriga redução de público em eventos
João Guilherme manda recado após Jade Picon entrar no BBB 22; confira
Tiago Abravanel dá resposta certeira em Lucas após comentário gordofóbico; vídeo

Vida amorosa e filhos

Quando tinha 12 anos de idade, o pai de Elza a obrigou a se casar com Lourdes Antônio Soares. Dessa relação nasceu, no ano a seguir, João Carlos, que veio a falecer em decorrência de uma doença.

Com apenas 15 anos, Elza perdeu o seu segundo filho, que também veio a falecer. O casamento foi abruptamente interrompido com a morte do marido, deixando a cantora viúva aos 21 anos.  Aos 27 anos, já era mãe de cinco crianças.

A cantora conheceu Garrincha, que veio a ser seu parceiro de longa data, durante a Copa do Mundo no Chile, onde se apresentou representando o Brasil. A relação com o famoso jogador de futebol começou de forma clandestina porque Garrincha era casado. Durante muito tempo, a então recém-cantora foi perseguida, acusada de ter sido a amante que deu fim ao matrimônio do ídolo.

garrincha

Depois de algum tempo, Garrincha se divorciou e casou-se com Elza, com quem teve um filho e manteve uma relação por mais de dezessete anos. O filho, Júnior, faleceu em um acidente de carro em 1986.

Depois da aposentadoria dos campos, o atleta tornou-se alcoólatra e passou a agredir fisicamente Elza, que apesar de em uma ocasião ter chegado a ficar com dentes quebrados, não denunciou o caso. Dessa experiência de violência doméstica, muitos anos mais tarde, surgiu a canção Maria da Vila Matilde, onde a cantora afirma: "cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim".

Elza publicou em 1969 um livro intitulado Minha vida com Mané, onde conta detalhes da história de amor que viveu com Mané.

Biografia autorizada de Elza Soares

O jornalista Zeca Camargo é o autor da biografia Elza, lançada em 2018, que foi concebida a partir de 40 horas de depoimentos e com a autorização da cantora.

A cantora tinha shows marcados já para o próximo mês e traria no repertória clássicos da carreira e lançamentos recentes na turnê Onda Negra, junto do cantor Renegado, que comanda um movimento de exaltação de artistas e figuras negras com o mesmo nome da tour.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp