Entretenimento

Influencers pretos compartilham sobre racismo e outras dificuldades no meio literário

Reprodução/Instagram @dayharabooks @enevoadaa
Após o compartilhamento de vídeo com falas racistas de influencer literária, outros influencers se juntaram para falar das dificuldades que enfrentam no meio literário  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @dayharabooks @enevoadaa

Publicado em 09/02/2023, às 18h33   Cadastrado por Natane Ramos



A influencer conhecida como Maya Archeon compartilhou um vídeo em seu TikTok compartilhando  uma experiência de assalto que vivenciou. Enquanto falava sobre o ocorrido, Maya comenta: “Ela nasceu na cor errada pro nosso mundo, na classe social errada…” afirmou exaltada.

O vídeo gerou revolta e muitos influenciadores negros falaram sobre a problemática das falas racistas da influenciadora, e outras dificuldades que sofrem sendo pessoas negras e produzindo conteúdo nas redes.

A influencer Milena Enevoada (@enevoadaa) falou em seu instagram sobre o acontecimento e reforça: “Porque vocês preferem dar palco para uma racista de merda e não dão pra gente?” questiona Milena, ao compartilhar recente caso de racismo e perseguição que a influencer Dayhara Martins(@dayaharabooks) sofreu em suas redes, após fazer comentário sobre o livro “Eu, Tituba: Bruxa negra de Salem” no post de um produtor de conteúdo literário, com um dos maiores números de seguidores desse meio. 

Dayhara chegou a receber ameaças e ligações, e decidiu compartilhar a situação em seu instagram, onde questiona e critica o posicionamento de outros influenciadores brancos, que não demonstraram nenhum apoio para com produtores de conteúdo pretos.

“Quem são as pessoas que você consome conteúdo, as editoras que você compra, as publicidades que você assiste? Eu não estou lá, e nenhum outro corpo preto.” reflete Dayhara.

Enevoada comenta também sobre o consumo de obras afrocentradas de autores pretos, e como há uma predileção racial das editoras brasileiras nas publicações de livros. Milena ainda acrescenta que, quando há ações publicitárias pagas, os números de produtores, em sua maioria, são brancos.

O vídeo de Milena Enevoada gerou grande repercussão na web, tendo o apoio dos seus seguidores e de outros produtores de conteúdo. “O racismo tira oportunidades de diversos escritores, parabéns pela solidariedade!”, “Só sinto que é uma corrida enorme, uma corrida enorme para alcançar a solução de um problema que parece apenas aumentar”, foram alguns dos comentários na publicação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp