Esporte

Confira quem pode ser rebaixado na Série A e os times que brigam por vaga na Libertadores

Divulgação/CBF
Bahia ainda tem chances de escapar da Série B, mas depende de adversários diretos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CBF

Publicado em 04/12/2021, às 09h30   Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

Após cinco anos na Série A do Campeonato Brasileiro, a segunda divisão se aproxima do Bahia, que ainda tenta fugir. O time é o primeiro na zona de rebaixamento e ainda tem chances de escapar, mas vai precisar da colaboração de seus adversários diretos.

Na 16ª colocação, o tricolor acumula 40 pontos, três a menos do que o primeiro fora do Z4, o Cuiabá. Pelo número de vitórias, basta o Bahia ganhar uma das duas partidas restantes e torcer para que o auriverde seja derrotado em ambas para se safar. 

Se esse for o cenário, o Esquadrão ainda precisa se preocupar com o Grêmio, 17° colocado, que tem um ponto a menos que o tricolor baiano e pode ultrapassá-lo em até cinco pontos e também briga ávido contra o rebaixamento. 

O Bahia só se garante sem angústia se somar os seis pontos que ainda estão em jogo e contar com ao menos uma derrota em algum dos confrontos do Cuiabá. Ainda no Z4, o vice-lanterna Sport e o lanterna Chapecoense já estão com vaga garantida na Série B de 2022.

Para a missão de fuga da Segundona, o Esquadrão não vai enfrentar adversários fáceis. Neste domingo (5), encara o Fluminense, na Arena Fonte Nova, às 16h. Para encerrar, entra em campo contra o Fortaleza, às 21h30 da próxima quinta-feira (9), fora de casa.  

Além do Bahia e do Grêmio, ainda podem ser rebaixados Cuiabá, Juventude, São Paulo e Athletico-PR. A tabela deste ano segue tão indefinida, que os últimos três mencionados ainda brigam também por uma vaga na Libertadores.

Libertadores

Quem garantiu presença no torneio continental, na noite desta sexta-feira (4), foi o Fortaleza, após vencer o Juventude por 1 a 0 - resultado bom para o Bahia. Neste ano, serão ao menos oito vagas (nove, caso o Furacão alcance a oitava posição da tabela).

Chegou-se a esse número porque o Palmeiras, que já teria conseguido vaga pela Série A, foi campeão da Libertadores de 2021. Além disso, o Atlético-MG já tem presença confirmada porque disputa a final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, que já vai à competição da Conmebol por ter conquistado o título da Sul-Americana deste ano

Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, e Fortaleza (além do Furacão) são os times confirmados. O Red Bull Bragantino em sexto completa a lista atual, seguido por Fluminense e América-MG, que ocupam atualmente as vagas para a pré-Libertadores.

Ainda sonham com presença na maior competição de clubes da América Ceará, Internacional, Atlético-GO, Santos, Athletico-PR, São Paulo e Juventude. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp