Esporte

Lendário projetista da F1 não planeja aposentadoria; saiba detalhes

Reprodução / Redes sociais / @redbullracing
Com 65 anos, engenheiro relembrou a chegada à Fórmula 1 e à sua equipe  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes sociais / @redbullracing
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 27/12/2023, às 15h25 - Atualizado às 15h41


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos grandes responsáveis por projetar o último carro da Red Bull Racing (RBR), o RB19, carro do tricampeonato do holandês Max Verstappen, não pensa em se aposentar. Além  do atual carro da equipe austríaca, o projetista também contribuiu com a construção de outros bólidos da categoria. Entre eles está a Williams FW14B, do título de Nigel Mansell, em 1992 - a Williams 'de outro planeta' -.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O projetista é ninguém menos do que Adrian Newey, de 65 anos. No último dia 26  de dezembro, o engenheiro relembrou a sua trajetória na categoria até a chegada à RBR em uma entrevista ao Autosport. Vale lembrar que as duas primeiras equipes dele foram a Williams e à McLaren.

Quando me juntei à Williams e à McLaren, elas eram duas grandes equipes que já tinham vencido corridas e campeonatos muito antes de eu chegar. Havia muito pouco a ser feito na parte de infraestrutura. Era realmente apenas torcer para tentar acrescentar um pouco no lado do design", ponderou Newey.

O engenheiro e projetista britânico chegou a RBR em 2006. A equipe era uma novata na categoria e na época não possuia tantas pretenções. Vindo de 14 anos na McLaren, Newey não esperou muito para ver outro carro seu sagrar-se campeão. Em 2010, com o alemão Sebastian Vettel, a RBR ganhava o seu primeiro título mundial de construtores e de pilotos na Fórmula 1.

Quando cheguei à RBR, era um pouco de um risco para a carreira à época. Mas eu queria esse envolvimento de novo, estar envolvido com o desenvolvimento do time bem no início. Nesse sentido, tendo me envolvido no começo com Christian e Helmut, como desenvolvemos o time, por que eu iria querer me afastar disso?", esclareceu o projetista,

Até o momento, Adrian possui 13 carros campeões com pilotos em toda carreira. Além de Mansell, Vettel e Verstappen, a lista também inclui outros pilotos. Entre eles estão francês Alain Prost, em 1993, Damon Hill, em 1996 e Jacques Villeneuve, em 1997, todos pela Williams. Em 1998 e 1999, Newey ganhou outros dois títulos com o filandês Mika Hakkinen, na McLaren.

Vale lembrar que a próxima temporada da F1, com 24 corridas, começará no dia 2 de março de 2024, no Bahrein. Todo o cronograma termina em 8 de dezembro, em Abu Dhabi. O calendário também inclui seis corridas sprint - que são corridas rápidas de até 60 minutos e que é não há, por exemplo, a necessidade de ser realizado um pit stop para troca de pneus -.

Assista ao Arena BNews da segunda-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp