Esporte
Publicado em 10/11/2023, às 22h49 Cadastrado por Marco Dias
A Adidas, fornecedora de material esportivo de clubes como Real Madrid, promoveu uma conversa entre Messi e Zidane, que foi ao ar no canal do Youtube da empresa na última quinta-feira (9). Os ídolos de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, falaram sobre o peso histórico que a camisa de número 10 carrega no mundo do futebol.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
O craque francês refletiu sobre o desaparecimento das características de um camisa 10 tradicional no futebol atual. Zidane acredita que a posição perdeu a importância na atualidade, se adaptando a outras características que não condizem com o futebol de antigamente.
“O camisa 10 é o líder do time e todos queriam ser o 10. Hoje em dia não sei se acontece o mesmo com as crianças. Não é tão importante como antes. O próprio modelo de jogo, com 4-3-3, 4-4-2, mudou”, pontua Zidane, em tradução livre.
O craque argentino, oito vezes melhor do mundo, concorda com Zidane, e complementa dizendo que os jogadores clássicos, como Riquelme e Aimar, não existem mais.
“A posição que exercia o 10 antes, como meia ou ‘enganche’ como chamávamos, se perdeu muito”, destaca Lionel Messi, em tradução livre.
Inspirações
Refletindo sobre a história da camisa 10, Messi e Zidane falam sobre Diego Armando Maradona, e o argentino explica como o ídolo de seu país foi uma inspiração para seu futebol, além de influenciar gerações que não tiveram a oportunidade de vê-lo em campo.
“Para os argentinos, o número 10 é especial. Quando se fala de 10 vem o Maradona automaticamente na cabeça. Todos queríamos ser como ele. Eu vi pouco o Diego jogar. Quando ele foi ao Newell’s, eu tinha só seis ou sete anos”, pontua Messi, em tradução livre.
Já Zidane disse que sua grande inspiração como camisa 10 foi o uruguaio Enzo Francescoli, jogador do Olympique de Marselha, time ao qual o francês possui uma ligação especial.
“Queria ser como ele. Ele jogava de forma muito elegante”, disse Zidane, em tradução livre, cuja admiração pelo atleta rendeu o nome de um dos filhos do francês.
Confira o bate-papo com o áudio original abaixo:
Classificação Indicativa: Livre