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Fatos e Pitacos: Refeição indigesta

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Publicado em 26/04/2022, às 11h14 - Atualizado às 11h42   Rafael Albuquerque


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Refeição indigesta

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Não é de agora que a insegurança tem chamado atenção dos cidadãos soteropolitanos. Há algum tempo os recorrentes assaltos têm sido manchetes nos principais jornais e sites da Bahia, mas a SSP-BA não consegue resolver o assunto. A situação tem ficado cada vez pior. Há alguns dias um restaurante na Pituba e bares no Imbuí foram assaltados. Clientes tiveram seus pertences levados. Agora, a bola da vez foi o Bravo Burguer, na Pituba. Por causa da insegurança e como se não bastassem os altos impostos, os donos de bares e restaurantes agora estão tendo que reforçar ainda mais a segurança, contratando serviços privados. Para os clientes, os almoços e jantares na rua estão sendo cada vez mais indigestos.

O relato do empresário Angelo David, do Boteco do Caranguejo, é um retrato fiel de como a situação está complicada para os empresários e, também, para os frequentadores de bares e restaurantes:

"A sequência que vem acontecendo está fora do normal. Foram mais de dois meses focados em restaurantes, e em clientes de restaurantes. Na maioria dos casos eles nem encostaram nos caixas, estão focados em roubar os clientes. Isso é uma questão de assustar, porque as pessoas vão começar a não querer sair de casa. Porque a SSP-BA tá permitindo isso não sabemos. Os ladrões que roubaram nosso estabelecimento foram soltos no dia seguintes, na audiência de custódia. A providência foi contratar uma empresa de segurança privada. É um custo que você pode imaginar que não dá pra a gente absorver nem passar por cardápio, porque o cliente não pode pagar por isso. Nosso setor tá muito prejudicado. Ontem perdemos faturamento em torno de 60%. Tivemos várias reuniões, mas a SSP é inoperante, não existe. O que precisamos é uma força-tarefa da SSP, com policiamento forte. Precisamos dar às pessoas esperança e segurança para que possam seguir a vida normal".

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Ação gratuita em benefício dos PETs

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Entre os dias 28 e 30 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h, a Clivet UNIFACS realiza uma ação alertando para a necessidade do diagnóstico precoce de FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina). Interessados devem agendar uma triagem pelo telefone/WhatsApp (71) 3203-2649. FIV e FeLV são doenças infecciosas virais que atingem os felinos. Ambas as doenças atuam sobre o sistema imunológico dos animais, enfraquecendo o organismo e deixando-o mais suscetível a contrair outras doenças. Enquanto a FIV é comparada à AIDS em humanos, a FeLV é associada à Leucemia, pelos sintomas que apresentam.

Setor de eventos pede socorro

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O setor de eventos, um dos que mais sofreram durante a pandemia do novo coronavírus, está tentando se recuperar a todo custo. O retorno da capacidade total nas festas e o Procultura não tem sido suficientes para dar fôlego, sobretudo aos pequenos produtores. Prefeitura e governo agora têm a oportunidade de corrigir o erro que foi ter deixado milhares de trabalhadores dessa área desamparados, uma vez que os auxílios não contemplaram a todos e, aos que contemplaram, não foi o suficiente. Resta saber se há, de fato, alguma carta na manga. Ou, então, se vamos empurar com a barriga até o assunto ser esquecido.

Valorização do comércio de rua

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Após dois anos de pandemia, o país vive um movimento de valorização de lojas de rua. A pesquisa da empresa IEMI realizada em todo o país, no ano passado, revelou que 57% dos consumidores preferiam comprar em lojas de rua e 43%, em shoppings. Com o aumento do valor do frete, fazer as compras presencialmente pode se tornar mais atrativo para muitas pessoas. Consultor de negócios da Consulting Consultores Associados, Hector Seido avalia que a pandemia forçou a aceleração do processo de inserção das empresas no meio digital, assim como impulsionou o surgimento de novos negócios em plataformas completamente digitais e, consequentemente, forçou a retração dos negócios físicos. Para ele, com o processo de imunização avançando é natural que exista um reequilíbrio entre compras físicas e digitais. “Contudo é importante que o empreendedor compreenda as consequências destes processos. O comportamento e as dores do consumidor mudaram. Hoje é possível perceber a necessidade de uma melhoria no controle e logística de estoque eficiente, um atendimento mais dinâmico e ágil. Sendo o negócio físico ou digital, a tecnologia integrada se tornou fundamental”, afirma.

Com 99% de eficácia, anticoncepcional masculino deverá ser testado em humanos ainda esse ano

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Há alguns anos não se imaginaria ouvir a expressão "anticoncepcional masculino". A cultura machista de que a mulher é quem deve se preocupar e não engravidar tem dado espaço a uma responsabilidade igualitária entre os casais. Prova da mudança de mentalidade é que o anticoncepcional masculino vem sendo desenvolvido em laboratório. O teste em camundongos apresentou eficácia de 99% e, agora, a expectativa é que o produto comece a ser testado em humanos até o fim deste ano. Que venha a novidade!

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