Justiça

Candidata à presidência da OAB entra com ação popular pela reabertura do judiciário

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/11/2021, às 11h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A candidata a presidente da OAB-BA Ana Patrícia Dantas Leão e ingressou nesta quarta-feira (3) na 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador contra o desembargador Lourival Trinidade, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), e o próprio estado da Bahia. O pedido é para que o Judiciário seja plenamente reaberto. 

“O nosso amor pela advocacia vai além do discurso. E no início da noite de ontem, protocolamos uma ação popular requerendo, em nome da advocacia e de toda a sociedade baiana, a imediata reabertura dos fóruns e Tribunal de Justiça do nosso estado. Se podemos lutar e fazer mais pela nossa classe, fazemos agora. Fazemos desde já. Esse é o verdadeiro socorro que a nossa advocacia precisa: justiça de portas abertas”, declarou Ana Patrícia ao protocolar a ação.

“Os shoppings estão funcionando, estádios abertos, praias lotadas e os fóruns baianos ainda continuam fechados. É hora de menos conversa e mais atitude”, enfatizou Carlos Tourinho, candidato a vice-presidente na Chapa OAB de Coração 52.

As regras para proposição de ação popular estão previstas na Lei 4.717/65, que permite que qualquer cidadão, desde que tenha título de eleitor ou documento correspondente, seja o autor de uma ação judicial que vise invalidar ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.

Leia também:

Eleições OAB-BA: Ana Patrícia Dantas Leão e Carlos Tourinho registram chapa para disputa pela presidência da OAB

Atual vice-presidente da OAB-BA lança candidatura à presidência do órgão após Fabrício Castro desistir da reeleição

Eleição OAB-BA: Comissão eleitoral realiza vistoria em local de votação

Eleições OAB-BA: Daniela Borges e Christianne Gurgel realizam encontro com advogados que atuam nos juizados

Fabrício Castro desiste de reeleição e anuncia duas mulheres como pré-candidatas ao comando da OAB-BA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp