Política

PEC que amplia idade para vaga em tribunais superiores dá chance a favoritos do Centrão ao STF

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apresentada pelo deputado federal baiano Cacá Leão (BA), a proposta sugere ampliar a idade máxima de indicados a tribunais superiores  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 26/11/2021, às 11h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo deputado federal baiano Cacá Leão (PP), sugere ampliar a idade máxima de indicados a tribunais superiores. 

A PEC permitiria a indicação de pessoas com até 70 anos para o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tribunais regionais federais (TRFs) — bem como seus equivalentes na Justiça do Trabalho —, além do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Atualmente, o teto é de 65 anos de idade. De acordo com informações do jornal O Globo, a medida - que tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) -, abriria uma nova chance para nomes favoritos do Centrão a vagas no STF. 

Além disso, a proposta de Leão desponta como alternativa a outra PEC,  aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara com o intuito de antecipar a aposentadoria de ministros do Supremo. 

A análise das duas PECs na mesma sessão da CCJ foi fruto de um acordo com a presidente do colegiado, Bia Kicis (PSL), autora da proposta que reduz de 75 para 70 anos a idade de aposentadoria compulsória no serviço público.

Segundo o jornal, a partir de agora, cada uma deve tramitar em comissão especial própria. Lira sinalizou que não criará, por ora, a comissão da PEC proposta por Kicis, por falta de acordo na Casa, mas dará prosseguimento à outra proposta.

A reportagem cita, entre os favoritos do centrão, os ministros do STJ João Otávio Noronha e Humberto Martins, atual presidente da Corte; além do ministro do TCU, Augusto Nardes.

Noronha tem se aproximado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em paralelo a decisões favoráveis a seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), em recursos do caso da “rachadinha” que chegaram ao STJ. 

Martins, por sua vez, é tido como um nome com maior trânsito na classe política, e tem a simpatia de nomes como Lira e Renan Calheiros (MDB), por exemplo.Ambos já completaram 65 anos, em agosto e em outubro deste ano, respectivamente. 

Com o limite de 70 anos para indicações em vigor, eles estariam habilitados para ocupar vagas no STF. Nardes, por fim, já foi citado pelo próprio Bolsonaro como um nome possível para o Supremo. O prazo para ele é mais apertado, uma vez que completa 70 anos em outubro de 2022.

Leia Também

Ministro de Bolsonaro confirma que será candidato ao governo de SP

'Prefiro estar no centrão do que no esquerdão', diz Bolsonaro

STF analisa pedido para trancar inquérito que apura vazamentos na CPI

Prestes a completar 90 anos, OAB-SP elege primeira mulher presidente

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp