Meio Ambiente

BNews ESG: Dia Nacional das Mudanças Climáticas reforça perigo do descarte incorreto de lixo

Wilson Dias/Agência Brasil
Dia Nacional das Mudanças Climáticas é celebrado nesta quinta-feira (16)  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 16/03/2023, às 14h24



Instituído em 2011 por meio da lei nº 12.533/2011, com o objetivo de promover práticas sustentáveis capazes de reduzir o impacto dessas mudanças sobre a Terra, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é celebrado nesta quinta-feira (16). Provenientes de causas naturais ou de atividades humanas, as alterações que ocorrem no clima geral do planeta podem ser combatidas por meio de ações simples, como evitar o descarte incorreto de lixo e o desperdício de papel, de água e energia.

Assim como o desmatamento, as queimadas e as emissões de gases, principais causadoras do aquecimento global, as mudanças climáticas podem causar problemas que afetam toda a humanidade, a exemplo das temperaturas extremas, como frio rigoroso e calor excessivo, bem como o derretimento de geleiras, grandes quantidades de chuva, elevação do nível do mar, secas intensas e o desgaste e empobrecimento do solo. Esses fatores, além de prejudicarem a saúde da população, também atingem os animais e impactam no aumento de doenças infecciosas.

Em entrevista ao BNews, o advogado Georges Humbert, presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades), informou que embora as mudanças climáticas não sejam a grande ameaça ambiental global, necessitam de reparos e medidas de combate.

Advogado Georges Humbert
Advogado Georges Humbert

“As mudanças climáticas existem, desde os dinossauros, não são culpa exclusiva do homem, pois fazem parte da essência da terra, merecem cuidados, atenção e políticas nacionais e internacionais de mitigação. Entretanto, não podem ser tratadas com alarmismo, nem são a grande ameaça ambiental global”, elencou.

O também membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB-BA ressaltou a importância da celebração do Dia Nacional das Mudanças Climáticas como forma de promover ações de combate a esses problemas ambientais.

“Devemos estudar e promover práticas humanas que as combata e minimize, mas sem esquecer os principais gargalos do nosso planeta, que também geram efeitos climáticos: o lixo mal descartado e acondicionado, as ocupações irregulares em áreas protegidas, o uso de energia de matriz suja, como carvão não revegetado, e a falta de saneamento básico, segurança alimentar e moradia”, pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp