Meio Ambiente

Junho Verde: Grupo Heineken desenvolve campanhas com metas de produção sustentável

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A neutralização da emissão de carbono e a proteção das bacias hídricas estão entre as metas definidas pelo Grupo Heineken  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Heineken

Publicado em 14/06/2022, às 05h50   Karine Pamponet


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Uma das maiores cervejarias brasileiras, com mais de 13 mil colaboradores de norte a sul do país, priorizou a agenda ESG (sigla para ambiental, social e governança) numa preocupação de garantir a sustentabilidade do trabalho da equipe e da produção respeitando o planeta. O Grupo Heineken acredita que só é possível prosperar em equilíbrio e responsabilidade com o próximo e o meio ambiente.

Buscando priorizar a sustentabilidade em suas ações, em 2021 a empresa foi audaciosa na meta de neutralizar “a pegada de carbono em toda a cadeia de valor até 2040”. Para coordenadora de sustentabilidade do grupo, Patrícia Mistura, a Heineken foi a primeira grande cervejaria a anunciar esse tipo de compromisso. “Para chegarmos lá, traçamos outras metas de curto e médio prazo como chegar em 2023 com zero emissão de carbono na nossa produção, sete anos antes da meta global da Heineken, ter 100% dos nossos centros de distribuição abastecidos por energia renovável e alcançar 100% de circularidade das embalagens em bares e restaurantes até 2025”, explicou a coordenadora ao Bnews.

Outro grande desafio da empresa está a busca pela diminuição da circulação de vidros presentes nas embalagens das bebidas, assim como o descarte do material. Com o objetivo de contribuir para um futuro mais verde, a Heineken também se comprometeu a facilitar o acesso à energia renovável com bares e restaurantes e para isso criou a meta é ter 80% das embalagens de vidro retornáveis até 2030. Para isso precisará implementar sistemas de economia circular, especialmente para as long necks.

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A curto prazo, a modernização das cervejarias e os cuidados com os processos de produção estão no foco da equipe de sustentabilidade da marca. Nesse segmento o objetivo é estimular a eficiência hídrica e circularidade de água nas unidades produtivas. “Somos uma companhia que tem como principal insumo para produção a água, por isso temos o compromisso de estabelecer programas com foco na proteção das bacias hidrográficas e na otimização do uso de água até 2030”, ressaltou Patrícia.

A passos largos para alcançar as metas de cuidados com o meio ambiente e unir pessoas na mesma causa, o grupo também lançou o Instituto Heineken Brasil com a missão de trabalhar com três públicos específicos de vulnerabilidade social, como catadores, ambulantes e jovens. “Todos estes movimentos são realizados para que a companhia possa dar a relevância e o foco necessários para os temas.  Entre os resultados conquistados está o de chegar à 2023 com zero emissão de carbono na produção, o que era uma meta estabelecida em primeiro momento para ser alcançada em 2030”, explicou Mistura.

Para a coordenadora Patrícia Mistura a parceria com os consumidores nesse processo também é muito importante. Além de estimular o consumo consciente de bebida alcóolica a empresa se preocupa em abrir espaços de feedbacks e novas idéias. “Deve-se levar em conta uma escuta ativa que pode ajudar a qualificar os caminhos frente aos tantos desafios”, concluiu.

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